28 MAR 2024 | ATUALIZADO 15:39
POLÍCIA
Da redação
08/11/2018 14:04
Atualizado
14/12/2018 10:05

Polícia Civil alerta contra a ação de estelionatários atuando em site de vendas

O golpe funciona da seguinte maneira, através de conversas via aplicativos de mensagens o possível comprador é induzido a depositar o valor da negociação na conta do estelionatário

A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) revelou, nesta quinta-feira (08), detalhes de uma investigação sobre a atuação de um grupo de criminosos que está enganando compradores e vendedores do Rio Grande do Norte que utilizam um site de compras e vendas. O golpe está sendo aplicado contra pessoas que estão oferecendo veículos, carros e motocicletas, e até imóveis. O golpe funciona da seguinte maneira, através de conversas via aplicativos de mensagens o possível comprador é induzido a depositar o valor da negociação na conta do estelionatário.


Um dos criminosos liga para um vendedor que disponibilizou o anúncio virtual e afirma que não está no Estado naquele momento,mas que enviará um funcionário ou uma pessoa de confiança para avaliar o objeto anunciado e exige que o vendedor retire o anúncio do site, com a falsa afirmação de que a negociação já está fechada. Porém, antes da retirada do anúncio, todas as informações do anúncio, como dados e imagens, ficam com o estelionatário que cria um novo anúncio com o objeto do verdadeiro dono.


A partir desta etapa, um possível comprador vê o anúncio e aos invés de depositar o valor para o verdadeiro dono do bem, faz a transferência de dinheiro para o estelionatário. O dono do bem é induzido a entregar o objeto, após ter recebido um falso comprovante de transação bancária e acaba ficando sem o bem que foi ofertado no site e sem o dinheiro, pois o valor já havia sido transferido para o estelionatário.


A investigação já descobriu que os criminosos têm efetuado várias ligações para vendedores que estão disponibilizando objetos no site. A Polícia Civil pede que a população tenha atenção com as ligações vindas de estelionatários que estão usando esta estratégia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário