29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
VARIEDADES
Da redação
10/11/2018 06:38
Atualizado
13/12/2018 09:08

O Mossoroense na Cimeira Cultural Europeia da Bélgica

O jornalista Carlos Guerra Junior, que virou Rapper Mossoró em Portugal, irá atuar no encerramento do The Art Of Organizing Hope, que conta com 50 países da Europa
O artista Carlos Guerra Júnior, conhecido no meio artístico como Mossoró, está participando da Cimeira Cultural Europeia The Art Of Organizing Hope, que acontece em Gent, na Bélgica. O evento reúne 90 convidados de cerca de 50 países da Europa e tem o objetivo de reunir diferentes narrativas, para construir alternativas de emancipação social.

Mossoró será um dos participantes da sessão de encerramento, cantando RAPente, uma mistura de rap como repente. A sessão está marcada para este domingo (11) e acontece no teatro Vooruit, onde já se apresentou alguns dos principais artistas do mundo, como Nirvana. Durante a sua apresentação, serão projetadas algumas imagens da cidade Mossoró e de pessoas da cidade, reforçando a identidade cultural nordestina no país onde está localizado a sede da União Europeia.

Além disso, haverá denúncias sobre a situação política delicada em que vive o Brasil. Dessa forma, estão preparadas imagens dos ativistas Marielle Franco e Mestre Moa, da Floresta Amazônica, que corre o risco de ser destruída, além de protestos realizados no Brasil pelo MTST e movimentos LGBT, que possuem o risco de serem criminalizados.

A Cimeira Cultural The Art Of Organizing Hope tem o objetivo de catalogar coletivos, ONGs e grupos que constroem alternativas culturais, políticas e artísticas na Europa. Mossoró foi selecionado, junto a sua equipe, por realizar ações em Coimbra, em Portugal. Trata-se da cidade com o maior número de estudantes brasileiros fora do Brasil, contando com cerca de quatro mil estudantes.

Com isso, foi formada uma comitiva com três grupos no qual ele faz parte, o grupo de rap A Velha Capital, a Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (Apeb/Coimbra) e o grupo de poesia Secção de Escritura e Leitura da Associação Acadêmica de Coimbra (SESLA).

A comitiva é formada prioritariamente por brasileiros, em que a poeta e ativista Luciana Carmo nasceu na comunidade de Jardim Ângela, periferia de São Paulo, Juliano CT "Algoritmo 42" é natural de Manaus e Pedro "Da Silva" nasceu em Presidente Venceslau (SP).

O único português é Valdemar Gomes, mas a sua mãe nasceu em Recife.

O grupo participa das sessões de abertura e encerramento, Além disso, será feito um ritual na sessão Mining Stories (Histõria de Mineração), no qual a perfomace relembra a tragédia na cidade de Mariana-MG, ocorrida há três anos. Em termos políticos, o grupo de Coimbra We Own It (Faça Você Mesmo) e Right Of City (Direito a Cidade), para abordar sobre o direito de construir cidades mais inclusivas.

Os membros também foram responsáveis por trazer objetos que representassem esperança. Com isso, apresentaram uma carta assinada por 18 povos indígenas, objetos que simbolizavam a memória de Marielle Franco, o pelourinho de Salvador, uma miniatura de tamanduá, o desenho América Latina unida na resistência, um quadro de Malcom X e uma pintura do batique de Moçambique.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário