23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
Da redação
16/11/2018 07:03
Atualizado
14/12/2018 08:49

Ministério da Saúde vai abrir 8.332 vagas para médicos ainda este mês

Segundo a pasta, os profissionais vão substituir os médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, esta semana
Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (16), que abrirá processo seletivo para contratar médicos ainda este mês de novembro para atuar em todo o país. Os profissionais vão substituir os médicos que integravam o Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

De acordo com a pasta, ao todo são 8.332 vagas disponíveis, deixadas pelos médicos cubanos.

No início da próxima semana, o Ministério da Saúde fará uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições.

A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.

Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Saúde realizará reunião com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital.

Saída dos médicos cubanos
O governo de Cuba anunciou, na manhã desta quarta-feira, que deixará de participar do programa Mais Médicos . A decisão vem após o presidente eleito, Jair Bolsonaro , afirmar que pretende modificar os termos de colaboração com o país caribenho. Em vigor há cinco anos, o programa traz médicos de outros países para atuarem em regiões em que há déficit de profissionais de saúde. A maioria dos médicos do programa (51%) vem de Cuba, após acordo de parceria do Ministério da Saúde do Brasil com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

"O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará os termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-Americana da Saúde e o que foi acordado com Cuba ", diz a nota do Ministério da Saúde de Cuba.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário