28 MAR 2024 | ATUALIZADO 11:37
ESTADO
Da redação
16/11/2018 11:13
Atualizado
14/12/2018 08:34

Tibau: ação conscientiza homens sobre câncer de próstata

A secretária ressalta que durante a ação foram realizadas 107 consultas médicas, com o os médicos Rodolfo e Ana Rafaella; Ação faz parte da campanha Novembro Azul
A Prefeitura Municipal de Tibau, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou com sucesso a ação de prevenção ao câncer de próstata, conhecida como “Novembro Azul”. De acordo com a secretária Márcia Cristina a ação tem o objetivo principal conscientizar aos homens e abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A secretária ressalta que durante a ação foram realizadas 107 consultas médicas, com o os médicos Rodolfo e Ana Rafaella; 100 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata e outros problemas.

Também foram realizadas 67 vacinas e 107 testes rápidos de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); 107 vacinas de Hepatites B e C e 107 de Sífilis, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada por bactérias, além de 13 atendimentos odontológicos.

“Toda ação preventiva tem o intuito de conscientização e de ressaltar a importância dos exames preventivos, onde somente o medico pode avaliar cada caso e indicar o tipo de exames necessário. Por isso, a importância do Novembro Azul, e, principalmente, da participação dos homens, que precisa ter esse cuidado com a saúde”, observou a secretária Márcia Cristina.

Ela também ressaltou o empenho da equipe da Atenção Básica e dos médicos colaboradores para o sucesso da ação que superou todas as expectativas.
 
NOVEMBRO AZUL
A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater o câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltados à população masculina, a prefeitura pretende levar maiores informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção.
 
Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através de UBS. Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo médico da unidade é o chamado PSA; caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e, posteriormente, de ultrassom de próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da UBS.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário