19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:48
ESTADO
Da redação
12/12/2018 15:07
Atualizado
14/12/2018 08:51

UFERSA e UERN têm 53 cursos bem avaliados pela Revista Guia do Estudante

A UERN teve 41 cursos bem avaliados pela revista; Já a Ufersa teve 12 cursos bem avaliados; O levantamento foi divulgado esta semana

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve 41 cursos avaliados sendo 12 com 4 estrelas (muito bom) e 29 com três (bom) pela Revista Guia do Estudante. Isso mostra que os cursos da UERN que participaram do processo foram bem avaliados pelo Guia do Estudante.

A Revista Guia do Estudante indica os bons cursos para os candidatos a vagas nos vestibulares de SiSU. “Os resultados demonstram a qualidade de nossa instituição que mesmo instalada majoritariamente no interior do Estado do Rio Grande do Norte e mesmo enfrentando uma grave crise política e econômica no cenário nacional e estadual obteve resultados satisfatórios que só reforçam a qualidade da UERN como instituição pública deixando claro a sua importância estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, avaliou o pró-reitor adjunto de ensino de graduação Wendson Dantas.

Os cursos que receberam quatro estrelas foram: licenciatura em Geografia (Assu), Letras (Assu), Educação Física (Mossoró), Física (Mossoró), Gestão Ambiental (Mossoró), Letras (Mossoró), Pedagogia (Mossoró), Serviço Social (Mossoró), Direito (Natal), Turismo (Natal), Letras (Pau dos Ferros) e Pedagogias (Pau dos Ferros).

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto comemorou o desempenho da UERN. “Dentre os muitos rankings, a Uern vem sempre se colocando de médio para cima. Quem conhece o sistema, sabe o desafio que as Universidades Estaduais possuem a mais que as outras, todavia temos servidores empenhados e estudantes dedicados. Somos povo, a verdadeira essência do nosso Estado. Somos o RN Vivo”, disse.

Confira abaixo a relação dos cursos estrelados em cada campus da UERN.

Cursos estrelados da UERN

Campus de Assu

Geografia (Licenciatura)

Açu História (Licenciatura)

Açu Letras (Licenciatura)

Ciências Econômicas (Bacharelado)

Pedagogia (Licenciatura)

Caicó

Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura)

Filosofia (Licenciatura)

Odontologia (Bacharelado)

Mossoró

Administração (Bacharelado)

Ciência da Computação (Bacharelado)

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ciências Econômicas (Bacharelado)

Ciências Sociais (Bacharelado)

Ciências Sociais (Licenciatura)

Direito (Bacharelado)

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física (Licenciatura)

Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura)

Filosofia (Licenciatura)

Física (Licenciatura)

Gestão Ambiental (Bacharelado)

História (Licenciatura)

Letras (Licenciatura)

Matemática (Licenciatura)

Pedagogia (Licenciatura)

Química (Licenciatura)

Rádio, TV e Internet (Bacharelado)

Serviço Social (Bacharelado)

Turismo (Bacharelado)

Natal

Ciência da Computação (Bacharelado)

Ciência e Tecnologia (Bacharelado)

Direito (Bacharelado)

Turismo (Bacharelado)

Patu

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Letras (Licenciatura)

Patu Pedagogia (Licenciatura)

Pau dos Ferros

Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura)

Geografia (Licenciatura)

Letras (Licenciatura)

Pedagogia (Licenciatura)

UFERSA
Na última edição da revista “Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019”, divulgado essa semana, 12 cursos da Ufersa ganharam destaque. As graduações em Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, de Mossoró, e o curso de Computação de Angicos, ganharam selos de qualidade. O curso de Direito se destacou saindo de 4 para 5 estrelas, ou seja, com conceito máximo na avaliação do Guia.

Na publicação, o estudante também encontra a relação de todas as faculdades do país e a avaliação de mais de 12 mil cursos superiores com estrelas que indicam aqueles de melhor qualidade em cada carreira. Os cursos são classificados da seguinte forma: 5 estrelas significa que o curso é excelente pela avaliação do Guia do Estudante; 4 estrelas, muito bom e 3 estrelas, bom.

A pesquisa acontece anualmente e desenrola-se no decorrer de oito meses, e ocorre através de 5 etapas. Primeiro é feita a atualização dos dados das instituições, em seguida, a definição dos cursos que serão avaliados. Na terceira etapa, um formulário é enviado aos respectivos coordenadores dos cursos.

Entre os assuntos tratados estão temas relativos ao corpo docente, projeto didático-pedagógico, produção científica, atividades de extensão, internacionalização, inserção dos alunos no mercado de trabalho, entre outros. Por fim, os pareceristas avaliam os cursos nos quesitos projetos pedagógicos, corpo docente e infraestrutura.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário