28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
ESTADO
05/12/2018 16:59
Atualizado
14/12/2018 10:15

Homenagens marcam a inauguração da Biblioteca da Uern de Pau dos Ferros

Um dos momentos mais marcantes foi a fala do homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas: “Não escrevi nenhum discurso de propósito, para que meu coração se abrisse em Pau dos Ferros", disse
O novo prédio da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi inaugurado nesta sexta-feira, 30, no CampusAvançado de Pau dos Ferros
A edificação de um sonho que contou com o trabalho e dedicação de muitos sujeitos. O novo prédio da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi inaugurado nesta sexta-feira, 30, no CampusAvançado de Pau dos Ferros, contando com a presença ilustre do ex-reitor e homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

A solenidade de inauguração, bastante prestigiada, foi presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais e contou com a presença de autoridades, convidados e comunidade acadêmica. A programação foi aberta com a Orquestra Sinfônica Pauferrense, que tem à frente a professora da UERN, Lúcia Sampaio.

Prestigiaram a solenidade: a senadora eleita Zenaide Maia; o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo; Caramuru Paiva, representando a governadora eleita Fátima Bezerra; Pe. Charles Lamartine, diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró; Pe. Possídio Lopes; diretores, pró-reitores, assessores, professores e técnicos da UERN.

Um dos momentos mais marcantes foi a fala do homenageado, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas: “Não escrevi nenhum discurso de propósito, para que meu coração se abrisse em Pau dos Ferros… Quero documentar minha presença nessa solenidade e na Biblioteca, para que ela tenha sempre uma parte de mim. Por isso, decidi doar toda a obra de Santo Agostinho do acervo da minha biblioteca pessoal”, afirmou Pe. Sátiro, sendo fortemente aplaudido.

A vice-reitora Fátima Raquel resgatou todo o histórico para a construção do projeto. “Esse é um momento sublime e de muita alegria para nossa Universidade, especialmente por homenagear um ícone da Educação do nosso Estado. Mas quero aqui lembrar também da professora Joseney Queiroz (in memoriam), que tanto se dedicou para que o dia de hoje se concretizasse”, declarou Fátima Raquel.

O nome do auditório da Biblioteca é uma homenagem póstuma à professora Joseney Queiroz, que foi lembrada em vários discursos. O anfitrião do evento, diretor do Campus, professor Jailson Santos, se emocionou ao falar de Joseney. Em sua fala, Jailson destacou o papel dos professores do PPGL que fizeram a indicação para construir a Biblioteca com recursos do CT-Infra/FINEP, citando os nomes da comissão de professores doutores liderados por Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Guilherme de Oliveira Martins, Gilton Sampaio de Souza e, ainda, pelo bibliotecário Tiago Emanuel Maia Freire. “Também não posso deixar de mencionar o reitor Milton Marques (in memoriam) e o reitor Pedro Fernandes, que à época era pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação”, comentou Jailson, que em seguida fez questão de nominar todos os técnicos.

O prédio da biblioteca foi construído com recursos de convênios formalizados entre a UERN e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) através dos editais CT-INFRA 2009 e CT-INFRA 2014. Os convênios 01.12.0494.03 FINEP/FUERN e 01.16.0016.01 FINEP/FUERN custearam a obra de mais de R$ 1,3 milhão.

Outro momento de destaque foi a doação de um terreno pela Prefeitura de Pau dos Ferros para a futura sede da Orquestra Sinfônica Pauferrense. O prefeito Leonardo Rêgo falou sobre a importância de investir em cultura e citou a importância da UERN: “Pau dos Ferros é uma antes e depois da expansão universitária. Com a UERN somos uma cidade pujante e promissora”, declarou o prefeito. Em seguida, a professora Lúcia Sampaio enalteceu a presença de padre Sátiro e agradeceu a doação do terreno por parte da Prefeitura com autorização da Câmara Municipal.

Com informações da UERN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário