27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
08/12/2018 10:54
Atualizado
14/12/2018 08:46

Site do MH está de cara nova e com mais jornalismo; entenda as mudanças

Mais leve e com mais ingredientes para levar mais informação e conteúdo. O novo visual é o resultado de estudos realizados nos últimos três meses e desenvolvido por programadores da Dunnas Software e Tecnologia, de Natal.O desenho e usabilidade do site foi todo concebido pelo jornalista, professor e pesquisador William Robson, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Foi trabalhado um conjunto de fontes serifadas (com pontas nas extremidades das letras) e outras sólidas que, em contraste, garantem legebilidade e leveza

Como você já deve ter percebido, o site do MOSSORÓ HOJE está de cara nova. Mais leve e com mais ingredientes para levar mais informação e conteúdo. O novo visual é o resultado de estudos realizados nos últimos três meses e desenvolvido por programadores da Dunnas Software e Tecnologia, de Natal.O desenho e usabilidade do site foi todo concebido pelo jornalista, professor e pesquisador William Robson, que realiza pesquisas na área de Tecnologias do Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Segundo o diretor do MOSSORÓ HOJE, Cézar Alves, a intenção de reformular o site faz parte de um projeto de atender a uma necessidade dos leitores tanto nas redes sociais, quanto nos dispositivos móveis, que necessitam de notícias rápidas e de fácil acesso. "Para isso, eu convidei o William para enfrentar este desafio. Ele aceitou e agora estamos colocando no ar um projeto que significa uma fase totalmente nova para o MOSSORÓ HOJE", comentou.

O jornalista William Robson pensou num site que mantivesse as características que consagrou o MOSSORÓ HOJE ante ao público. Segundo ele, o site que tem quase 90 mil seguidores no Instagram e mais de 50 mil no Facebook, para citar algumas redes sociais, tem grande acesso nativo, ou seja, de pessoas que vão diretamente à página. "Pensamos em duas formas de atuação: uma para que o leitor pudesse ter um visual agradável e amplo ao acessar o site via computador e um scrolling dinâmico, como nas redes sociais, para quem utiliza tablets e smartphones", disse.


Além disso, foi trabalhado um conjunto de fontes serifadas (com pontas nas extremidades das letras) e outras sólidas que, em contraste, garantem legebilidade e leveza. Segundo William, as fontes serifadas oferecem uma melhor leitura e, ao mesmo tempo, geram uma identidade forte e credibilidade ao veículo. "O MOSSORÓ HOJE já se tornou o site mais acessado da cidade e um dos maiores do Estado. E para atender a todos os públicos, é necessário que o site ganhe força na sua apresentação. Agora, o leitor terá maior facilidade de navegar e a leitura será mais rápida, visto que o site tem um rápido sistema de downloads e uploads", explicou. Quer dizer, o site é mais rápido e responde de forma mais eficiente às demandas dos leitores.

O site ganhou recursos como a utilização de transmissões ao vivo. O projeto "Telediálogos", comandado pelo mesmo William, é um trabalho pioneiro na cidade de entrevistas via videoconferência. O site se adaptou a projetos assim e pode dispor de lives na capa do site, facilitando o acesso do leitor ao conteúdo.

Além disso o site está dividido em blocos. A parte superior, invariavelmente, é destinada às últimas notícias, embora a área seja híbrida, abrindo espaços para coberturas temáticas como Carnaval, Campeonato Estadual, Eleições... "Temos também a possibilidade fácil de criar banners que nos levarão a desenvolver projetos e coberturas específicas", explicou Cézar Alves.

Nos blocos abaixo  estão a manchete principal e matérias relacionadas ao caso ou à editoria a que pertence. Ou seja, se a reportagem principal for de Economia, as matérias relacionadas poderão complementar ou até chamar o leitor para outros assuntos de caráter econômico. É uma forma de facilitar a leitura, evitar as retrancas no interior da matéria principal.

Os blocos abaixo abrem mais espaços para as notícias do dia, intercalados com manchetes importantes e que merecem estar em destaque por mais tempo. "Tive a preocupação de projetar um site amplamente editável. O pessoal da Dunnas foi eficiente em realizar todos os pontos solicitados no site e no gerenciador de conteúdo", afirmou William. O gerenciador é um sistema interno e remoto que comanda todo o conteúdo e estrutura do site que você vê.

O site segue com um sistema de busca mais poderoso, editorias que dispõem as matérias em formato scrolling, para rolagem fácil e sequencial. Ganha também uma seção de imagens, com destaques para Esporte e Cultura, e uma "frase do dia", influência de uma seção neste estilo estreada no perfil do Instagram

A repercussão tem sido muito boa. "Passamos a semana em ajustes que aparecem durante a execução do site e ainda estamos nesta fase de testes", explicou William.

William também explicou que o site mudou a sua cultura de atualização de matérias. O site mantém sua rotina de publicações constantes, com amplas coberturas e atenta aos acontecimentos mais relevantes da cidade, mas a cara do site não precisa ficar mudando a todo tempo. "As manchetes darão a sobriedade que o jornalismo necessita, sem aquela agonia de querer estar sempre mudando. Até para o leitor ter tempo de consultar o site. O jornal se adapta a este leitor que também tem pressa, mas quer estar à vontade", contou o jornalista. 

O site tem três atualizações das manchetes principais por dia, dentro do projeto adaptado do jornal espanhol El País e chamado por William, de 8.2.6 (No El País é 8.2.8). As atualizações serão realizadas sempre no início da manhã, tarde e noite. "Evidentemente que como se trata de um site de jornalismo, esta escala pode ser quebrada à medida que o acontecimento venha a exigir. Não havendo situações de excepcionalidades, é uma forma de oferecer três jornais por dia para o leitor do MOSSORÓ HOJE, com as seleções de matérias importantes e interessantes", salientou o pesquisador e jornalista.

A repercussão do novo site tem sido boa. O professor de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Esdras Marchezan, comentou em suas redes sociais: "Parabéns ao amigo William Robson Cordeiro pelo novo desenho do portal Mossoró Hoje. Mais dinâmico e funcional, o portal assume uma postura mais sólida. Por ter a satisfação de trabalhar por muito tempo com William, sei que sua presença em qualquer projeto é certeza de fortalecimento do ideal de um jornalismo correto e bem feito. A seção de entrevistas TeleDiálogos, que estreou recentemente no portal, é um sinal do que estou falando. Vida longa ao Mossoró Hoje, do amigo Cezar Alves".

"Estamos felizes com o resultado. Agora é manter a qualidade do nosso jornalismo que sempre procuramos fazer", concluiu o jornalista Cézar Alves."E queremos compartilhar esta evolução com nossos leitores, que sempre participam, criticam e dão sugestões".


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário