23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Cezar Alves, Da Redação
12/12/2018 15:07
Atualizado
14/12/2018 09:36

Apamim em Ação realiza centenas de atendimentos no Cordão de Sombra II

Sem médico há mais de ano, os moradores da comunidade tiveram acesso neste sábado, dia 8, a atendimentos odontológico, médico, nutricionista, assistência social, jurídico, entre outros
Médicos Inavan Lopes e Manoel Nobre estão no projeto Apamim em Ação
Cezar Alves

“A pessoa com oitenta anos é igual a carro velho, tem que ir a oficina de vez em quando”, alerta o médico Edson a um dos pacientes atendidos na primeira edição do Apamim em Ação, neste sábado, 8, na comunidade de Cordão de Sombra II, zona rural de Mossoró-RN.

O projeto Apamim em Ação foi idealizado e é executado pelos interventores no Hospital Maternidade Almeida Castro/APAMIM, em parceria com os colaboradores médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, advogados, entre outros profissionais que prestam serviços a entidade.

A diretora geral Larizza Queiroz destaca que a proposta nasceu da ideia de que a APAMIM é uma entidade filantrópica e uma de suas funções é realizar ações sociais. “Procuramos também contribuir com o pré-natal das futuras mamães, garantindo assim o nascimento seguro, com saúde tanto para o bebê como para a mãe”, destaca Larizza.

O Cordão de Sombra tem mais ou menos 70 famílias e não recebe médico há mais de ano, segundo relata os moradores. “Já faz mais de ano que não aparece atendimento médico aqui. Eu vim fazer um checape”, diz Francisco Soares, o Chico Maia.

A dona de casa André Carla de Sousa, que levou os filhos para receber vacinar e também apreender como escovar os dentes e aplicação de flúor, elogiou o Apamim em Ação. “Achei ótimo. Aqui está há muito tempo que não vem médico e foi muito bom pra gente”, disse.

A dona de casa Angela Maria da Silva disse que foi uma benção de Deus. “Fui muito bem atendida. Mostrei meus exames. Foi ótimo. Aqui fazia mais de ano que não vinha médico. Fazia bem um ano que o médico veio, mas não teve como resolver, foi embora”, reclama.

“Iniciamos hoje no Cordão de Sombra II, uma perspectiva do que projetamos para realizar em 2019, de trazer o trabalho da Apamim as comunidades”, destaca Larizza Queiroz, deixando a entender que o projeto volta ao Cordão de Sombra II e irá em outras comunidades.

A coordenadora de enfermagem do Hospital Maternidade Almeida Castro, Patrícia Oliveira, e a interventora Ivanise Feitosa, fizeram a escola, agilizaram contatos para que o projeto Apamim em Ação fosse executado com sucesso. “Foi corrido, mas gratificante”, destaca Patrícia.

Larizza Queiroz lembra que a comunidade do Cordão de Sombra II é muito carente de serviços de saúde pública. “Aqui os moradores relataram que não vem médico há mais de ano. Encontramos crianças que não tinha qualquer orientação sobre higiene bucal”, diz.

As crianças da comunidade tiveram a chance de atualizar os cartões de vacina. Já os idosos tiveram acesso ao clinico geral Edson. As mulheres grávidas conversaram e iniciaram o pré-natal com o médico ginecologista/obstetras Manoel Nobre e Inovan Silveira.

Os odontólogos Juney Canuto e Salete explicaram a importância de escovar os dentes e fizeram aplicação de flúor nas crianças. Moradores receberam orientação jurídica dos advogados Lucas Rosado e Gustavo Lins.

A equipe de nutricionistas liderados por Hanna Mota e Tatiana passaram informações importantes sobre alimentação aos moradores. Enquanto assistentes sociais mobilizavam os moradores, técnicos de enfermagem e enfermeiros auxiliaram os médicos.

“Aproveitamos para agradecer o apoio dos servidores da escola do Cordão de Sombra II, a Policia Militar, enfim, a todos que colaboraram de uma maneira ou de outra com a primeira edição do Apamim em Ação em benefício desta comunidade”, finaliza Larizza Queiroz.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário