18 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:44
ECONOMIA
DA REDAÇÃO
11/12/2018 08:04
Atualizado
14/12/2018 07:05

Fátima Bezerra e Jean-Paul Prates entram em defesa dos bancos públicos: "É armadilha"

O futuro senador comentou sobre a cartelização de bancos, bem como o que ele define como “falácia da confiança do mercado financeiro” e a necessidade de democratização e capitalização do mercado de ações no Brasil
Participaram do debate o futuro senador Jean-Paul Prates, a governadora eleita do RN, Fátima Bezerra, o presidente da Fenae, Jair Ferreira, e o sociólogo Jessé Souza, autor do livro “A Elite do Atraso

A atual situação dos bancos públicos foi uma das pautas debatidas na 6ª edição da série “Diálogos Capitais”, realizada na última quinta-feira, em Natal. Promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em parceria com a revista Carta Capital, o evento teve como tema “Bancos públicos sob ataque: desafios, riscos e perspectivas”. 

Participaram do debate o futuro senador Jean-Paul Prates, a governadora eleita do RN, Fátima Bezerra, o presidente da Fenae, Jair Ferreira, e o sociólogo Jessé Souza, autor do livro “A Elite do Atraso”.  

Jean-Paul ressaltou que o debate sobre os bancos públicos vai de encontro com o tema da austeridade fiscal.

“Essa questão parte de vários pressupostos errados, como a comparação entre orçamento público e doméstico. O estado, ao contrário das famílias, tem uma capacidade de auto-organização maior. Privatizar bancos públicos para fazer caixa para o governo é cair nessa armadilha. Em tempos de crise, austeridade produz mais crise”, enfatizou.  

O futuro senador comentou sobre a cartelização de bancos, bem como o que ele define como “falácia da confiança do mercado financeiro” e a necessidade de democratização e capitalização do mercado de ações no Brasil. 

A governadora eleita Fátima Bezerra reiterou a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico do país e a redução das desigualdades sociais e regionais. "Precisamos fortalecer a mobilização e unificação política para formar uma frente ampla capaz de enfrentar os ataques ao patrimônio nacional”, afirmou.  

Jair Ferreira, da FENAE, destacou a importância dos bancos públicos, principalmente da Caixa Econômica Federal (CEF), para o desenvolvimento nacional, o fomento à economia e o alcance dos programas sociais. “As empresas públicas, incluindo os bancos, não se guiam só pela lógica do lucro. Elas têm função social importante”, alertou.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário