19 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:10
MOSSORÓ
Da redação
14/09/2015 07:48
Atualizado
12/12/2018 06:54

Virada Cultural em Mossoró terá participação de Ellen Oléria

O evento é organizado pela Marcha Mundial das Mulheres do RN e Ceará e acontecerá no dia 17 de outubro em Mossoró
Divulgação

A Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do Norte, juntamente com a do Ceará, prepara a Virada Feminista Agroecológica e Cultural, que ocorrerá no dia 17 de outubro. O evento  faz parte da 4ª Ação Internacional da MMM que acontece desde março em todo o mundo e, no Brasil, será encerrada em Mossoró com a Virada Cultural.

A iniciativa contará com oficinas, apresentações e shows artísticos nacionais, regionais e locais nos bairros, comunidades rurais e Centro da cidade. Uma das presenças confirmadas é a atração nacional Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do reality show "The Voice Brasil".

“A ideia é que possam ser mostrados trabalhos e alternativas construídas pelas mulheres ligadas à agroecologia. Também ocuparemos os espaços públicos reivindicando a igualdade. Palcos montados em alguns pontos da cidade trarão apresentações variadas tendo as mulheres como protagonistas”, explicou Isolda Dantas, secretária da Cultura.

Diversas artistas locais das mais variadas expressões artísticas integrarão a atividade.

“Apoiar ações desse porte e com esse propósito é fundamental para fortalecer a nossa cultura livre de preconceito, construindo uma cidade com igualdade entre homens e mulheres. Sem machismo, racismo e homofobia”, declarou a secretária.


Pré-Virada Cultural em Mossoró

A Marcha Mundial das Mulheres de Mossoró realizou o primeiro Beco Pré-Virada neste sábado, 12, no Beco das/os Artistas. Entre as apresentações culturais, houve também o debate “Feminismo e o direito à cidade” e o lançamento da 4ª Ação Internacional da Marcha CE/RN.

O debate do direito à cidade teve o objetivo de identificar as alternativas construídas pelas mulheres para a ocupação dos espaços públicos: “muitas vezes temos medo de andar nas ruas e sofrer algum tipo de abuso, de sermos assaltadas, estupradas… Mas nós, auto organizadas, podemos e devemos alimentar alternativas de resistência ocupando a cidade e reivindicando a igualdade”, é o que diz Adriana Vieira, da Marcha Mundial das Mulheres, que facilitará a discussão.

A programação seguiu com o sarau com as mulheres do Coletivo Poesia Vagabunda, ensaio aberto da batucada feminista, Dj Ohana e palco aberto priorizando as artistas mulheres. Beatriz Fernandes, do Poesia Vagabunda diz que “os becos feministas são muito importantes pra falar das opressões de gênero, mas também para mostrar que não nos rendemos à cultura misógina e mercadológica que ou nos vende como produto ou invisibiliza nossa arte”.

Ana Paula Martins, militante da Marcha, da organização do Beco Pré-Virada, explica: “esta será a primeira das várias pré-viradas que faremos até outubro. A ideia da nossa 4ª ação da Marcha é mostrar a força da auto organização, a cultura, a resistência e a luta diária das mulheres para ter autonomia dos nossos corpos e territórios e transformar o mundo. Vamos espalhar o feminismo!”.

O Beco Pré-Virada ganha esse nome em preparação para a 4ª Ação Internacional da Marcha que, aqui no Brasil, se encerrará com atividades no Ceará e em Mossoró, RN, na Virada Feminista Agroecológica e Cultural no dia 17 de outubro.

Com informações da Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário