A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (08), na região da Grande Natal, a operação Sukkar, que visa apurar delitos contra a ordem tributária, apropriação indébita previdenciária, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
O alvo das investigações é uma empresa, de nome não divulgado, que atua no ramo açucareiro. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em empresas e endereços residenciais.
Segundo a Polícia Federal, as investigações iniciadas há um ano apuraram que várias empresas, de propriedade dos investigados, foram usadas como “laranja”, para movimentar recursos não contabilizados pela indústria investigada, em prejuízo ao Erário público.
Existem fortes indícios de que as exportações realizadas são subfaturadas e que parte do pagamento é feito em conta bancária mantida clandestinamente no exterior e sem o conhecimento das autoridades brasileiras.
Também foi verificada uma série de atos de transferência e aquisição patrimonial em nome de terceiros, numa clara indicativa de lavagem de dinheiro proveniente dos valores sonegados pela empresa.
A operação leva o nome de Sukkar, em alusão ao ramo da atividade da empresa investigada, e está sendo desenvolvida por 20 agentes da PF, além de auditores da Receita Federal.