24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
MOSSORÓ
Por Valéria Lima
25/11/2015 10:19
Atualizado
13/12/2018 10:41

Dia do Doador movimenta Hemocentro de Mossoró; estoque ainda é baixo , diz assistente social

Apesar da procura do Hemocentro por parte dos doadores nesta quarta (25), o estoque ainda é baixo, informou a assistente social Eciran Targino.
Josemário Alves

O Dia Doador de Sangue, comemorado neste dia 25 de novembro, é marcado por grande movimentação no Hemocentro de Mossoró. Mesmo com a procura por parte de doadores, o estoque ainda está em nível baixo, apesar de, felizmente, não está em situação crítica. Os tipos sanguíneos A+ e O- são os que estão com estoque baixo.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eciran Targino, sempre “estamos nos preparando para o período de festividades de dezembro e janeiro, que são os meses que mais registram demanda, são meses em que recebemos poucos doadores, são períodos que têm mais demandas porque a violência aumenta, os acidentes também”.

Eciran esclarece que o principal problema são as urgências e emergências, porque para as cirurgias eletivas, o Hemocentro se prepara, pedindo ao paciente que familiares e amigos façam doações. Segundo ela, as cirurgias ocupam 45% do sangue da unidade, 30% são para urgências e emergências, e o resto para outros casos.

Com a inauguração da UTI adulto no Hospital Almeida Castro, o Hemocentro de Mossoró também sentiu uma diferença no serviço. “Com a ampliação de um serviço, é lógico que aumentou a demanda de doadores, aqui nós fazemos o serviço de rede de solidariedade, falamos com as pessoas que podem precisar de sangue, para que ela crie um banco de sangue, caso ela precise para uma cirurgia”, explicou Eciran.

A assistente social explicou que o Hemocentro de Mossoró necessita, em média, de 1.000 bolsas de sangue por mês, no entanto, ultimamente, o estoque só chega a 600 bolsas – tendo sempre um déficit de 400 bolsas. (Foto: Josemário Alves)

Quando necessita de uma demanda maior do que possui, o Hemocentro de Mossoró chega a pedir sangue em outros municípios, como Caicó, Natal e Pau dos Ferros.

Dia do Doador

O Dia do Doador foi comemorado com alegria no Hemocentro de Mossoró. A programação especial contou com música ao vivo, recital de poesia, e distribuição de brindes.

“Além de uma camiseta de doador e boné, trouxemos brindes como a matrícula grátis em uma academia de musculação”, informou a assistente.
“Hoje é um dia de festa, sempre comemoramos com alegria em uma programação especial”, completou.

O cearense Vitor Monteiro foi um dos que resolveram fazer a doação de sangue nesta quarta-feira, 25. Ao MOSSORÓ HOJE, ele informou que há cinco anos vem fazendo doação de sangue.

“Acho importante sempre doar. Não custa nada ajudar quem precisa. Na minha família tem muita gente que doa, e isso foi passando para mim”, disse o agrônomo.

Tire suas dúvidas sobre doações de sangue

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário