29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Por Valéria Lima
26/11/2015 09:10
Atualizado
12/12/2018 13:15

Projeto mostra que conscientização reduziu 70% na conta de água de escola em Mossoró

Projeto foi apresentado durante a XIII Mostra de Projetos Científicos e Culturais da Rede Municipal que termina nesta quinta-feira (26).
Josemário Alves

Em meio a crise hídrica que atinge todo o Nordeste, especialmente o Rio Grande do Norte, estudantes de Mossoró pensaram em um projeto para ajudar no desperdício de água na Escola Municipal Senador Duarte Filho, localizada no Conjunto Walfredo Gurgel.

O projeto científico foi apresentado durante a XIII Mostra de Projetos Científicos e Culturais da Rede Municipal, realizado na Praça de Eventos, em Mossoró.

Percebendo o desperdício de água na escola, os estudantes do 7ª ano, Maria Alice, Abimael e Paulo, resolveram realizar um questionário para os alunos com o objetivo de saber o que eles estavam fazendo para ajudar na economia da água na escola.

A pesquisa apontou que os estudantes da Escola Senador Duarte Filho, não agiam economizavam água, no que se refere a bebedouro, chuveiro, torneiras, entre outros meios de uso de água. Com isso, os estudantes resolveram realizar uma campanha de conscientização durante algumas semanas na escola.

De acordo com o estudante, Abimael, “tivemos a ideia do projeto quando percebemos que os alunos estavam desperdiçando muita água, deixando as torneiras abertas por muito tempo, por exemplo”.

A campanha consistiu em realização de diversas atividades, palestras com o objetivo de ensinar como fazer para evitar o desperdício de água.

Maria Alice explica que após a campanha foi feita nova pesquisa e percebemos que os estudantes estavam mais conscientes e evitando o desperdício de água.

Os estudantes explicam que em junho a escola gastou R$4.091 na conta de água. Após a campanha, em julho, percebeu-se que foi gasto R$283,53.

Outro projeto apresentado durante a Mostra refere-se à reutilização da água para outras atividades. O projeto é dos alunos Maria Nazaré, Magliani, Leiton, Juliane, Laura, Lucas e Gabriel, no 9º ano da Escola Municipal Heloísa Leão, localizada no bairro Bom Jesus.

Os estudantes pensaram em reservatórios distintos para o armazenamento e, em seguida, reutilização da água. A diretora da escola, Noemi Guedes da Silva, afirma que o projeto é viável, inclusive para expandir para outras escolas.

“Desde o início eles estão bem empolgados, estão trabalhando no projeto para participar bem do evento”, explicou Noemi.

A aluna Maria Nazaré explicou que o projeto se bem instalado pode até reduzir cerca de 70% do valor da conta de luz.

Entre outros projetos apresentados durante o evento, está o das estudantes Gabriela, Maria Eduarda, Letícia e Karine, que cursam o 3ª ano na Escola Municipal Antônio Amorim, localizado no bairro Aeroporto. As meninas realizaram um trabalho sobre a barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, que se rompeu e causou uma verdadeira tragédia a população.

Sobre o uso da água, Gabriela é enfática, "a gente tem que deixar as torneiras desligadas, e não demorar no banho". Eduarda completa: "Quando lavo roupa com a minha mãe, uso a água para lavar a calçada", diz.

XIII Mostra de Projetos Científicos e Culturais

São mais de 10 mil alunos envolvidos, 61 unidades de ensino, 66 projetos científicos e culturais apresentados ao longo de dois dias do evento. O tema principal é "Água". O evento conta ainda com projetos culturais - apresentação de dança e música.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário