17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
ESTADO
Da redação
27/03/2015 14:34
Atualizado
13/12/2018 08:29

Estado tem mais de 5 mil casos suspeitos de dengue

Na última quarta-feira, 25, um bebê morreu com suspeita de dengue hemorrágica. A Secretaria Estadual de Saúde busca medidas para o combate e prevenção da doença
Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta sexta-feira, 27, que o Estado possui, até o momento, quase 5.500 casos suspeitos de dengue, dos quais 523 estão confirmados. Como mostra do quadro, um bebê de 8 meses morreu na quarta-feira, 25, com suspeita de dengue hemorrágica em Natal.

Os cinco municípios do Rio Grande do Norte que mais notificaram foram Natal (1440), Currais Novos (500), Parelhas (363), Parnamirim (338) e Cerro Corrá (238).

Quanto à incidência em dengue, 37 municípios apresentaram alta. 28 estão com média, 53 estão com baixa e 59 apresentaram incidência silenciosa.

De acordo com os pais da bebê, inicialmente a criança foi diagnosticada com bronquite. Logo após, com mais duas idas as hospital, foi constatada a suspeita de dengue hemorrágica.

Para combater a dengue no RN, a Sesap vem realizando diversas ações, com destaque para a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa.

O Governo do RN em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão desenvolvendo um “Observatório da Dengue”, que visa buscar estratégias para o combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti no Estado.

Uma outra medida a ser adotada pelo Governo do Estado é uma parceria com a Cruz Vermelha.

Os números da incidência da dengue no RN foram coletados pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, e apresentado hoje, 27, pelo Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, em coletiva de imprensa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário