29 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:13
SAÚDE
05/04/2024 08:37
Atualizado
05/04/2024 08:37

Pau dos Ferros e mais 9 municípios do RN passarão a ofertar vacinação contra a dengue

O imunizante está disponível para a população entre 10 e 14 anos. Com a entrada de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, o estado chega a 29 cidades ofertando a imunização. As vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses.
Pau dos Ferros e mais 9 municípios do RN passarão a ofertar vacinação contra a dengue. O imunizante está disponível para a população entre 10 e 14 anos. Com a entrada de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, o estado chega a 29 cidades ofertando a imunização. As vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses.

A partir desta quinta-feira (4), o Rio Grande do Norte amplia o número de municípios que disponibilizam a vacina contra a dengue para a população entre 10 e 14 anos. Com a entrada de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, o estado chega a 29 cidades ofertando a imunização.

As novas cidades terão disponíveis, nesse primeiro lote, 7.290 doses do imunizante, o que atende cerca de um terço do público-alvo estimado entre os nove municípios listados. As vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses.

Até o momento, cerca de 21,5 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas e registradas pelos 19 municípios no sistema do Ministério da Saúde. O RN recebeu 45 mil doses no primeiro lote distribuído em 15 de fevereiro.

A medida de redistribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, a partir da necessidade de agilizar a utilização do primeiro lote. Os novos municípios foram escolhidos por critérios técnicos e epidemiológicos, como o número de casos confirmados para a dengue.

O Brasil é o primeiro país do mundo a incluir a vacina contra a dengue no calendário nacional de imunização e o RN é um dos primeiros estados contemplados. A imunização se dá em duas doses, sendo a segunda aplicação marcada para após 90 dias.

DOSES

Ceará-Mirim - 1930

Caicó - 1100

Santa Cruz - 840

João Câmara - 780

Touros - 780

Pau dos Ferros - 600

São Paulo do Potengi - 380

Jucurutu - 360

Pendências - 300

Luís Gomes - 220


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário