O Rio Grande do Norte chegou a 181 casos notificados de microcefalia, malformação que atinge recém-nascidos. A informação foi divulgada através de novo boletim nesta terça-feira (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
Exames realizados no Estados Unidos confirmaram a relação entre o Zika Vírus e a microcefalia. Os testes foram feitos no Centro de Prevenção e Controle (CPC), e confirmaram a hipótese em quatro casos.
No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o RN tinha 173 casos notificados da malformação.
O Estado continua liderando o ranking de óbitos por causa da microcefalia. Atualmente, são 12 casos. Seguidos pelos Estado da Bahia e Pernambuco, ambos com 10 casos. Em nível geral, o RN está em quinto lugar no país em casos notificados.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte possui 48 municípios com registro de microcefalia. No último dado, Mossoró tinha 13 casos da malformação.
O país chegou a mais de 3.500 casos notificados e 46 óbitos. Já são 724 municípios brasileiros com registro da malformação.
O Ministério da Saúde orienta que gestantes devem adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
LEIA MAIS: