29 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:40
MOSSORÓ
Da redação
22/02/2016 11:05
Atualizado
12/12/2018 23:32

Grupo de teatro mossoroense integra pela 1ª vez Palco Giratório

A Cia. Pão Doce apresentará o espetáculo ?A Casatória c"a Defunta? em 46 cidades brasileiras através do Circuito Palco Giratório, organizado pelo Sistema Fecomércio.
Josemário Alves

A Cia. Pão Doce de Teatro é o primeiro grupo mossoroense a ser selecionado para o maior circuito de intercâmbio e difusão de artes cênicas do país, o Circuito Palco Giratório, organizado pelo Sistema Fecomércio. O espetáculo “A Casatória c"a Defunta”, passará por 15 estados e 46 cidades brasileiras.

O grupo, que representará Mossoró no circuito, nasceu da união de artistas para realização de uma única apresentação do espetáculo "A Aurora da Minha Vida", de Naum Alves de Souza, em comemoração aos 100 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia. 

A partir daí, não parou mais, e atualmente a figura entre as mais importantes cias. teatrais no cenário cultural norte-rio-grandense, seguindo desde 2002 (quando se organizou jurídica e estruturalmente) uma linha de atuação e pesquisa que contempla todas as idades.

A Cia. Pão Doce já circulou por diversas cidades do Nordeste e desenvolveu durante dois anos um trabalho em mais de vinte zonas rurais no estado do Rio Grande do Norte, sendo este um dos impulsos para o surgimento do seu primeiro espetáculo de rua “A Casatória c"a Defunta”.

De acordo com o escritor e compositor Romero Oliveira, o Projeto Pão Doce na Rural, despertou na Companhia o interesse de estar cada vez mais próximo do público.

“O processo do Projeto Pão Doce na Rural, despertou na Companhia o interesse de estar cada vez mais próximo do público, surgindo assim em 2014, o nosso primeiro espetáculo de rua, "A Casatória c’a Defunta". Contemplado com o esquecido Prêmio Fomento de Incentivo às Artes da cidade de Mossoró, este é o primeiro espetáculo do grupo que conta com texto e músicas autorais, e convite para direção”, afirma Romero.

Romero assina os textos e músicas que compõem os espetáculos. A direção e concepção fica por conta de Marcos Leonardo. Para montagem do espetáculo o grupo definiu três diretrizes: pesquisa, criação e formação cultural.

“A proposta da Cia. Pão Doce é envolver o público com um espetáculo criado a partir de causos sertanejos, que vão desde os contos populares de assombração, até as cantorias, incelenças e cantigas de roda, nutrindo o espectador com um texto que explora os elementos da cultura popular tradicional nordestina ”, explicou a integrante do grupo Mônica Danuta.

Desenvolvendo até hoje um trabalho investigativo com foco na construção do ator e da musicalização como elemento dramático, a Cia. Pão Doce continua aperfeiçoando as suas produções e métodos de interagir com o cenário local, colaborando sempre para a pluralidade cênica na cidade de Mossoró.

“É de uma enorme responsabilidade representar o estado em um circuito onde grandes nomes da arte potiguar já passaram: os Clowns de Shakespeare em 2006, o Grupo Estação e o Gira Dança em 2015 e agora em 2016 estaremos ao lado dos amigos do Grupo Carmim. Então, além de ter um trabalho artisticamente potente, o grupo deve estar suficientemente amadurecido e preparado para a empreitada” (Romero Oliveira).

A Cia. Pão Doce de Teatro traz em seu currículo participação em importantes festivais pelo Nordeste. Foi contemplado em 2014 com o Prêmio Funarte Artes na Rua, em 2015 fez temporada pelo nordeste, representou o RN no Intercâmbio Cultural Palco Giratório 2015 (RN-GO) e no 22º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, ficando entre os três melhores espetáculos da Mostra Nordeste segundo o júri popular com o espetáculo "A Casatória c"a Defunta", participou da Aldeia Sesc Seridó 2015, XI Mostra Ariús de Teatro, Aldeia Palco Giratório (PB e RN), do III Festival O Mundo Inteiro é um Palco, organizado pelo grupo Clowns de Shakespeare, do 6º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas e do 17º encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

O grupo mantém hoje uma sede em parceria com a Cia. A Máscara de Teatro, o Espetáculo Espaço Artístico, localizado no bairro Alto de São Manoel, no qual realiza seus ensaios, trabalhos de produção, oficinas, pesquisas e apresentações de espetáculos das duas companhias e de outros companheiros de arte da cidade e de outras localidades.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário