28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
07/03/2016 08:19
Atualizado
14/12/2018 05:06

MPT do RN convoca debate sobre uso de agrotóxico que causa câncer de mama

Coordenadora Nacional de Amostragem do Programa de Análise de Resíduos Tóxicos, Célia Farias, da Anvisa, vai apresentar números, preocupantes, nesta terça-feira, 8, na sede do MPT, em Natal
Reprodução/Organicsnet.com.br

Acontece a partir das 14 horas desta terça-feira, 08, a primeira reunião do ano do Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro), na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), em Natal.

Marcado anteriormente para o dia 14, a data do encontro foi antecipada para o Dia Internacional da Mulher (8), a fim de estimular a participação maciça das trabalhadoras rurais do estado no Feceagro.

“O uso indiscriminado de agrotóxicos contribui para o aumento de casos de câncer de mama, um risco tanto para as trabalhadoras rurais quanto para as consumidoras dos produtos, num país que é líder mundial no consumo destes pesticidas”, destaca a coordenadora do Fórum, Maria Célia Farias, que também é da coordenação nacional de amostragem do Programa de Análise de Resíduos Tóxicos – PARA, da Anvisa.

A reunião terá como foco o debate de estratégias para a melhoria da notificação dos casos de intoxicação de trabalhadores por agrotóxicos nas regiões administrativas de saúde do estado.

Na oportunidade, a sanitarista do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, Sabrina Sisenando, atual secretária executiva do Feceagro, vai apresentar os dados recentes de intoxicação por agrotóxico no estado do RN.

De acordo com a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, coordenadora adjunta do fórum, atualmente os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) não são preenchidos corretamente, deixando de constar dados importantes.

“Chega a faltar até mesmo a identificação do empregador, o que dificulta sobremaneira o trabalho da fiscalização”, explica a procuradora.

Também serão discutidas questões como a reestruturação do Feceagro e os planos de ações e diretrizes para 2016. A reunião é aberta ao público e será realizada na Sala de Audiências 3 da sede do MPT/RN, em Natal, situada na Rua Dr. Poty Nóbrega, 1941, em Lagoa Nova. Para mais informações, entre em contato com feceagro@yahoogrupos.com.br

Com informações do MPT-RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário