O Hemocentro de Mossoró alerta que quem quiser fazer a doação de sangue e tomou a vacina contra a influenza deve esperar 30 dias após a vacinação. A informação foi repassada pela assistente social Lenita Helena ao Mossoró Hoje na tarde desta quinta-feira (05).
De acordo com Lenita, esta semana a procura por sangue foi tranquila. Na terça-feira (03), com a campanha para conseguir doações para o estudante Marcos Paulo Medeiros de Amorim, que passa por tratamento contra Leucemia, foi o dia mais movimentado. Na segunda (02), o jovem não conseguiu fazer a sessão de quimioterapia porque não haviam plaquetas de sangue suficientes.
Leia mais:
Jovem de 18 anos busca doador de medula óssea
Lenita Helana lembra que as doações diminuíram porque muita gente se vacinou, com o início da campanha contra a influenza, e ainda há ainda muitas pessoas sofrendo os sintomas das gripes, Chikunguya e Zika. "Quem tomou a vacina e quem se curou deve esperar 30 dias para poder fazer a doação de sangue", enfatizou.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 66 anos. No caso dos menores de idade, o pai ou responsável deve comparecer na hora da doação para assinar termo de responsibilidade.
O candidato à doação de sangue deve estar bem de saúde, e levar documento oficial com foto.
Leia mais: