A Prefeitura de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inauguraram nesta terça-feira (24), o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). O equipamento, segundo no Estado e o primeiro mantido com recursos do Município, está situado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Uern e atenderá mais de 60 municípios da região.
O SVO investigará causas de mortes desconhecidas ou mal definidas, a fim de aperfeiçoar o quadro epidemiológico do município. Além disso, o equipamento servirá para ministração de aulas da própria instituição.
"É um projeto de vários governos que se tornou realidade graças a uma série de esforços da Secretaria de Saúde em parceria com Uern e Ministério da Saúde", afirmou o prefeito Francisco José Júnior.
Para o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, o equipamento vai desafogar esse tipo de serviço que só existia em Natal e, graças à parceria da Universidade com a Prefeitura, o serviço servirá como um novo instrumento de aprendizado e de práticas na área da medicina na instituição.
“No que tange à Universidade, é sempre um espaço de extrapolar aquela parte de conteúdo e aprendizagem e levar o aluno à pratica. Temos cursos de medicina, enfermagem, ciências biologias e serviço social que podem ser contemplados. Estamos muitos satisfeitos com isso”, comemorou o reitor.
A unidade receberá corpos no horário das 8h às 12h e contará com assistentes sociais, técnicos de necropsia, patologistas, histopatologistas e técnicos do administrativo. Os casos de mortes violentas ou suspeitas continuarão sob a responsabilidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).