02 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
NACIONAL
Da redação / Folha / G1
30/05/2016 14:38
Atualizado
12/12/2018 09:38

Aliado de Aécio e Anastasia, ex-presidente do PSDB-MG é preso em BH

Segundo o MPMG, há provas de que o tucano se valeu de contratos relacionados ao HIDROEX para captar recursos ilícitos para campanhas eleitorais do PSDB em 2012 e 2014
PSDB-MG

O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, ex-deputado federal e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Antonio Anastasia, Narcio Rodrigues (PSDB-MG), foi preso nesta segunda (30) na operação Aequalis, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais.

A assessoria de imprensa do Ministério Público informou que a operação Aequalis, do latim igual, tem a participação do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, mas ainda não há informações sobre o crime em investigação. A operação envolve o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e a Polícia Militar (PM).

Rodrigues é visto como homem forte de Anastasia e também do senador Aécio Neves (PSDB-MG), chegando a despontar como um de seus principais interlocutores quando foi deputado federal e Aécio, governador de Minas.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal Folha de São Paulo, há provas de que o tucano se valeu de contratos relacionados ao Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex) para captar recursos ilícitos para campanhas eleitorais do PSDB em 2012 e 2014.

A operação teria como foco apurar desvio de recursos na construção do projeto, obra do governo de Minas localizada em Frutal, no Triângulo Mineiro, cidade natal e reduto eleitoral de Rodrigues.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em cidade, em Uberaba e em Belo Horizonte. Entre os locais que houve busca e apreensão estavam escritórios da Hidroex, de onde foram levados computadores e documentos.

O ex-deputado, que teve prisão preventiva de cinco dias decretada, foi levado a uma das sedes do Ministério Público por volta das 8h e transferido às 13h20 para fazer exame de corpo delito. Rodrigues saiu dentro de um carro da Polícia e não falou com a imprensa.

Segundo a PM, ele ficará preso no Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional).

Impeachment

No dia da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG), filho do ex-secretário, votou pelo afastamento da petista e citou seu pai.

“Por um Brasil aonde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não era possibilidade, era obrigação. Por um Brasil aonde os brasileiros tenham decência e honestidade”, afirmou o parlamentar no último dia 17 de abril, com uma bandeira do país nas mãos.

Irregularidades

Nárcio Rodrigues Silveira, também jornalista e escritor, foi deputado federal por cinco mandatos. Obras realizadas em Frutal, no Triângulo Mineiro, durante a gestão dele como ex-secretário foram auditadas em 2015 pela Controladoria-Geral de Minas Gerais, que apontou irregularidades. Segundo o Ministério Público de Uberaba, a prisão dele tem a ver com esta investigação.

O Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito civil para apurar as irregularidades na obra.

O ex-secretário disse em nota, em abril, que não teve participação no processo licitatório e no acompanhamento da execução de obras. Afirmou também que, caso haja, qualquer irregularidade ou desvio, a posição será sempre de pedir apuração criteriosa e punição dos eventuais culpados.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário