28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
03/06/2016 15:02
Atualizado
13/12/2018 15:19

Comitê Olímpico Rio 2016 apresenta em Mossoró tocha e detalhes do revezamento

A largada do revezamento será na Avenida Presidente Dutra, seguindo pelas avenidas Dix-sept Rosado e Jerônimo Dix-Neuf Rosado. Encerramento acontece na Estação das Artes, com show de Dorgival
Ismael Sousa / MH

Representantes do Comitê Rio 2016 realizaram coletiva, na tarde desta sexta-feira (3), no Auditório da Estação das Artes, para divulgar os detalhes do revezamento como também apresentaram, oficialmente, o símbolo olímpico que marca abertura dos jogos: a tocha. A passagem da chama olímpica por Mossoró acontecerá na próxima segunda-feira,6.

Participaram da coletiva os representantes do Comitê Rio 2016, o prefeito Francisco José Júnior, o chefe de gabinete, Luís Antônio, e três selecionados para conduzir a tocha pelas ruas de Mossoró: o ex-jogador de futebol Cicero Ramalho; a carateca Aline Silva, bronze no Pan de 2015 e o carioca Jackson Osnir, um dos escolhidos pela Nissan, empresa patrocinadora do revezamento da tocha olímpica.

De acordo com o assessor de imprensa do Comitê Olímpico, IgorLamy, a previsão é que a tocha chegue em Mossoró às 16h47. Serão 59 condutores que se revezarão em um trajeto de aproximadamente 12 km. Cada condutor terá a oportunidade de conduzir a tocha por cerca de 200 metros.


Carateca Aline de Paula será uma das condutoras da Tocha

A largada do revezamento em Mossoró será na Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel, seguindo pelas avenidas Dix-sept Rosado e Jerônimo Dix-Neuf Rosado, ambas no Centro; depois pela Rua José Damião, no bairro Santo Antônio; e finalizando na Avenida Rio Branco com a chegada à Estação das Artes Eliseu Ventania.

A previsão da chegada da Tocha à Estação das Artes é às 19h, com uma cerimônia de acendimento de uma pequena pira olímpica, que marcará o encerramento da passagem da chama Olímpica pela cidade. A chama irá pernoitar na cidade e seguirá para o estado do Ceará.

A Prefeitura de Mossoró organizou uma programação especial, inserida nas festividades do Mossoró Cidade Junina, com apresentação da peça teatral “Chuva de Bala no País de Mossoró”, desfiles de quadrilhas juninas e finalizando a noite com show do cantor Dorgival Dantas.

"Ficará registrado na história de Mossoró, pois onde a tocha passa, não só valoriza e dá visibilidade aos atletas, mas também dá uma visibilidade nacional e internacional a cidade. Por onde ela passa, agrega, une, traz alegria e evolui o esporte. Fico muito feliz como gestor de estar recebendo a tocha olímpica", afirmou o prefeito Francisco José Júnior.


Revezamento

A seleção dos condutores foi feita por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas, do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais. O Comitê Rio 2016 escolheu pessoas que fazem a diferença nos quatro cantos do país. A cidade que receberá o revezamento da tocha tem direito a selecionar cinco pessoas.

Em Mossoró, os escolhidos pela Prefeitura de Mossoró foram a ciclista Aline Melo; o lutador de MMA Leandro Higo, a carateca Aline de Paula, o poeta Antônio Francisco e o ex-jogador Cícero Ramalho, que foi selecionado após a desistência da lutadora Cláudia Gadelha, que se prepara para disputa de cinturão no The Ultimate Fighter (TUF).

A carateca Aline de Paula falou sobre a expectativa de participar do revezamento e, claro, aproveitou o momento para tirar fotos com a tocha. "Para mim é uma grande honra, pois o esporte é a minha vida. Como meu pai diz, o esporte é a escola da vida. Participar desse evento é incrível, porque o karatê não está nos jogos olímpicos", enfatizou a atleta”.

O ex-jogador de futebol, Cícero Ramalho, que atuou pelo Potiguar e Baraúnas, destacou o reconhecimento pelo seu talento e conquistas no futebol mossoroense. Ele aproveitou o momento para agradecer à Prefeitura pela escolha do seu nome, após a desistência da lutadora Cláudia Gadelha. Cícero enalteceu a importante da participação da cidade no revezamento e convocou a sociedade para realizar uma grande festa.

“"Estava em um sítio que tenho próximo à Serra Mossoró quando recebi a ligação do prefeito informando que seria um dos condutores da tocha. Depois disso a minha vida mudou. Onde eu chego as pessoas me pendem para tirar foto e me parabenizando. Então é um momento de muita alegria. Vamos fazer uma grande festa, pois é um momento único”, afirmou Cícero.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário