04 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
ESTADO
Da redação
14/06/2016 06:23
Atualizado
12/12/2018 10:36

Cuidados com a rede elétrica no período junino podem evitar tragédias

Fogueiras, por exemplo, não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.
Arquivo / Agência Brasil

Para garantir a segurança durante os festejos juninos, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) alerta a população para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício e para a instalação de decoração típica do período, próximos à rede de distribuição de energia elétrica.

A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. A Cosern ressalta que os artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis.

Fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro item que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.

Outro alerta refere-se aos balões. A Cosern lembra que, além de crime, soltar balões é uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

Em casos de ligações provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da Cosern. Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema e representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.

Confira abaixo as dicas de segurança reforçadas nas peças publicitárias da campanha da Cosern:

Dicas de segurança:

Não suba em postes para pendurar bandeirinhas;

Não acenda fogueiras embaixo da rede elétrica;

Não solte fogos de artifício em direção à rede elétrica;

Não coloque enfeites, nem objetos na rede elétrica;

Ligação clandestina é perigoso, coloca sua vida em risco e é crime;

Não solte balões;

Mantenha distância de fios caídos e não deixe outras pessoas se aproximarem.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário