18 SET 2024 | ATUALIZADO 18:23
MOSSORÓ
Maricelio Almeida
01/07/2016 15:38
Atualizado
12/12/2018 20:29

?Quem espera por Deus não cansa?. Favela do Tranquilim é erradicada

Emoção tomou conta das mais de 400 famílias que receberam na tarde desta sexta-feira as chaves do Residencial Jardim das Palmeiras, sonho concretizado a partir de parceria entre a Prefeitura e Caixa.
Josemário Alves / MH

Nas mãos, o contrato que garante a propriedade do imóvel. Nos olhos, o brilho de quem não consegue esconder a felicidade e emoção pela realização de um sonho de décadas. No coração, uma mistura de sentimentos que palavra nenhuma é capaz de descrever.

A tarde desta sexta-feira (1º) foi histórica para as mais de 400 famílias que, após mais de 20 anos, finalmente passarão a viver em condições mais dignas, deixando para trás os barracos de taipa que dominavam o cenário da Favela do Tranquilim.

(Foto: Josemário Alves / MH)

Agora, essas famílias tem um novo endereço: o Residencial Jardim das Palmeiras, entregue pela Prefeitura de Mossoró e Caixa Econômica Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade de inauguração do empreendimento foi marcada por fortes emoções.

(Foto: Josemário Alves / MH)

Uma das personagens dessa história que hoje inicia o seu final feliz é Joelma Ribeiro. Ela, que é presidente do Conselho Comunitário da agora antiga Favela, esteve sempre à frente da luta dos moradores do Tranquilim pela conquista da casa própria. Não desistiu. Sonhou ao longo dos últimos 16 anos. Cobrou. Venceu.

CONFIRA DEPOIMENTOS:

Assim como Joelma, centenas de outras pessoas não desistiram da luta. Aguardaram pacientemente. Promessas foram feitas. Garantias dadas, mas as casas não saíam do papel. Somente no final de 2012 é que o Projeto de Lei autorizando a abertura de crédito especial para urbanização da favela foi aprovado. Em 2013, o contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado e em janeiro de 2014, a construção finalmente começou.

(Foto: Josemário Alves / MH)

“Enfrentei sol, chuva, bala, mas agora tenho um endereço fixo para morar com os meus três filhos. Lembro como se fosse hoje o dia em que comprei o meu barraquinho, há 12 anos, por R$ 200. Não foi fácil esse tempo todo na favela, mas agora vai melhorar, se Deus quiser”, resumiu Edinete Evaristo, uma das mais entusiasmadas na solenidade de entrega do Residencial.

(Foto: Josemário Alves / MH)

Josete da Conceição também enfrentou uma série de dificuldades ao longo de sua moradia na Favela do Tranquilim. Segundo ela, a ausência de água encanada era um dos problemas mais angustiantes.

(Foto: Josemário Alves / MH)

“Antes de ir para a favela, morava com a sogra, aí me separei e como não tinha dinheiro para pagar aluguel, não tinha onde morar. Foram oito anos lá, sem água, com energia clandestina, muitas vezes cortada. Tinha esperança que esse sofrimento um dia ia acabar. Hoje é um sonho realizado”, frisou.

“Vários prefeitos prometeram e nunca fizeram”, destaca Francisco José Júnior

O prefeito Francisco José Júnior conversou com a equipe do Mossoró Hoje sobre a entrega do Residencial Jardim das Palmeiras. Ele relembrou os esforços da gestão em concretizar esse sonho.

“Em apenas dois anos de gestão, nós tivemos essa prioridade. Fomos a Brasília pelo menos cinco vezes, cobrando do então ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do nosso partido, a liberação dos recursos para não atrasar a obra. Hoje conseguimos realizar o sonho da casa própria para essas famílias, que tanto sofreram”, afirmou o prefeito.

CONFIRA EM VÍDEO:

Esse é segundo residencial do Minha Casa, Minha Vida faixa 1 entregue na gestão de Francisco José Júnior. O primeiro foi o Santa Júlia, composto por 376 casas e inaugurado em 2015.

(Foto: Josemário Alves / MH)

O superintendente da Caixa no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio, acrescentou que o Jardim das Palmeiras é o primeiro empreendimento de Mossoró construído com a finalidade de erradicar uma favela. Com isso, as famílias contempladas com os imóveis não terão que pagar nenhum valor como mensalidade.

VEJA:

“Considero uma das obras mais importantes do poder público”, diz padre Sátiro

A erradicação da Favela do Tranquilim era uma reivindicação não somente dos moradores, mas de toda a sociedade mossoroense. Padre Sátiro Alves Cavalcanti, por exemplo, encampou essa luta e estava presente na solenidade desta sexta.

“Fico imaginando a alegria dessa multidão. Quem não tem o sonho de ter sua casa, o seu lar, em um bairro com água, luz? Considero uma das obras mais importantes do poder público essa preocupação em dar bem-estar ao cidadão”, comentou.

(Foto: Josemário Alves / MH)

Ele ainda relembrou os momentos em que cobrou do prefeito Francisco José Júnior a conclusão da obra e ressaltou que a próxima etapa a ser efetivada é a construção de uma creche no local. “Prefeito, e a creche?”, concluiu Sátiro, provocando risos na plateia.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário