23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
07/07/2016 13:26
Atualizado
12/12/2018 10:31

Consumo alto de refrigerante pode colocar em risco saúde de adolescentes

Os dados levantados pelo Ministério da Saúde apontam os hábitos e mostram onde está o alerta.
Divulgação

Afinal o que os jovens mais consomem em termos de alimentos? Os dados levantados pelo Ministério da Saúde apontam os hábitos e mostram onde está o alerta. Frutas e hortaliças não estão no topo da lista como se poderia imaginar. Mas o refrigerante é o sexto produto mais consumido de acordo com o Estudo de Riscos Cardiovasculares em adolescentes.

Segundo os dados, apesar da dieta do adolescente ser caracterizada pelo consumo de alimentos tradicionais, como arroz (82%), feijão (68%), existe uma característica bem “pesada” para a saúde, exatamente a ingestão de bebidas açucaradas (56%) e alimentos ultraprocessados, como refrigerantes (45%), salgados fritos e assados (21,8%) e biscoitos doces e salgados.

Um padrão de alimentação que de acordo com o Ministério da Saúde está associado à elevada inadequação da ingestão de cálcio, vitaminas A e E e também ao consumo excessivo de ácidos graxos saturados, açúcar livre e sódio. Os números indicam, por exemplo, que mais de 80% dos adolescentes consomem sódio acima dos limites máximos recomendados (5 gramas por dia).

A prevalência do consumo de frutas nessa faixa etária é considerada baixa. A pesquisa, de âmbito nacional de base escolar, tem como objetivo estimar a prevalência do diabetes, da obesidade, de fatores de risco cardiovascular e marcadores de resistência à insulina e inflamatórios entre adolescentes. Foram avaliadas 71.791 informações passadas por jovens de 1.247 escolas de 124 municípios.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário