28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
SAÚDE
Da redação
07/07/2016 14:14
Atualizado
13/12/2018 02:43

Lei que entra em vigor amanhã muda e passa a considerar LEDs como farol baixo

A lei se tornou polêmica ao ignorar a tecnologia atual de muitos carros de passeio fabricados no Brasil e também importados.
Cedida

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) resolveu finalmente encerrar a polêmica e equiparar LEDs a faróis baixos. Com a decisão, motoristas de carros mais atualizados não serão multados a partir desta sexta-feira (8) quando entra em vigor a lei que obriga o uso do farol baixo em rodovias e túneis mesmo durante o dia.

Um ofício circular emitido nesta semana pelo órgão máximo de trânsito no Brasil determina que as luzes diurnas de LED (oficialmente chamadas de DRL, do inglês daylight running lamps, ou lâmpadas de circulação diurna) devem ser interpretadas como farol baixo pelos agentes federais, estaduais e municipais de trânsito. A intervenção se fez necessária para fechar uma brecha na lei, e conforme noticiado no site da Uol, a ação está entre as atribuições do Denatran.

A lei se tornou polêmica ao ignorar a tecnologia atual de muitos carros de passeio fabricados no Brasil e também importados, que já saem de fábrica seguindo o padrão europeu, pelo qual LEDs se ligam automaticamente durante o dia para aumentar a visibilidade do carro por pedestres e outros motoristas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário