27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
ESTADO
Da redação
08/07/2016 14:11
Atualizado
13/12/2018 17:38

Neurocirurgiões do Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia ameaçam parar dia 15

Médicos alegam que aguardam pagamento por 4 meses de trabalho em 2015 e outros 3 meses trabalhados em 2016. Secretaria da Saúde Pública afirma que não há previsão para quitar o débito.
Valéria Lima

Os neurocirurgiões que atendem no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, em Mossoró, anunciam que vão parar.

O contrato emergencial firmado em abril passado deve ser concluído até o dia 15.

Os profissionais cobram 7 meses de atrasos nas parcelas devidas pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 4 meses referente ao exercício de 2015 e 3 meses referentes ao ano de 2016.

A informação foi confirmada pelo médico neurocirurgião Diego Menezes, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Clínica de Neurocirurgiões do Rio Grande do Norte.

Em documento por inscrito enviado à imprensa, Diogo Menezes destaca que lamenta informar à sociedade do Rio Grande do Norte a situação considerada por ele como gravíssima.

Menezes destacou que o Governo do Estado deve 4 meses referentes a 2015, num contrato judicial, e três meses referente a um contrato emergencial firmado em abril de 2016.

Lembram, com isto, que já estão trabalhando a um ano sem receber nenhum pagamento.

Para enfatizar a importância da neurologia nos hospitais de emergência como Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia, Menezes citou que em 60 dias foram 120 cirurgias realizadas.

Ele lembra que sem a intervenção cirúrgica destes especialistas nestas unidades de emergência, muitas destas vítimas certamente não teriam chances de sobrevivência.

A situação da neurologia é ainda mais grave no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, pois o tomógrafo está quebrado desde novembro de 2015.

Neste caso, segundo o diretor Jarbas Mariano, quando chega um paciente precisando do atendimento, é encaminhado para fazer o exame no hospital conveniado em Mossoró.

Outro lado

A SESAP informou que reconhece o débito junto à Clínica de Neurocirurgiões mas que, no entanto, depende dos recursos previstos na Secretaria de Planejamento. Informa ainda que não existe uma data prevista para o pagamento ser feito aos neurocirurgiões.

Através de sua assessoria, a SESAP informou também: "que a lista dos débitos junto às cooperativas e demais prestadores de serviço será formalizada e entregue à Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan RN) pela Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COF) da Sesap nesta segunda-feira (11)".

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário