01 MAI 2024 | ATUALIZADO 16:59
ESPORTE
Hermes Castro
09/07/2016 11:12
Atualizado
13/12/2018 08:52

Mossoroense busca apoio para participar de Campeonato Mundial de Karatê

Dandara Chrystian Maia acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira de Karatê-Do Tradicional e poderá representar Mossoró no próximo campeonato mundial da modalidade, que acontece em outubro.
Hermes Castro

A carateca mossoroense Dandara Chrystian Maia, 23 anos, acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira de Karatê-Do Tradicional e poderá representar a cidade de Mossoró e o Rio Grande do Norte no próximo campeonato mundial da modalidade, que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Cracóvia, Polônia.

Para a realização desse sonho, a faixa preta no 1º DAN busca apoio financeiro necessário para custear todas as despesas com a competição internacional. Dandara, como é mais conhecida, tem batido as portas de familiares e empresários, que certamente terão suas marcas vinculadas ao sucesso dela que começou a lutar para superar um problema clínico nos ligamentos de seu joelho direito, após uma fratura sofrida em uma competição esportiva.

“Eu não descobri o karatê, o karatê me descobriu. Eu era aluna do ensino médio e sempre gostei muito de esporte. Após sofrer uma lesão, que me deixou seis meses sem andar, o meu professor de inglês, que já era voluntário em várias atividades do karatê, começou a falar sobre essa arte marcial e eu decidi conhecer. No começo, eu não tinha nenhuma pretensão como atleta, não tinha postura de competidora e sempre fui a última da turma”, comenta a atleta, que é natural de São Paulo, mas adotou Mossoró no coração.

Diante de todas as adversidades, a filosofia repassada pelo maior incentivador e descobridor desse talento aos poucos começou a mudar a vida daquela que hoje é campeã panamericana, bicampeã brasileira e multicampeã estadual. Com apenas cinco anos de treinamento, Dandara participou de sua primeira competição nacional e obteve seu primeiro título. No ano seguinte conquistou o bicampeonato e se credenciou para o mundial.

“No início e diante de tantas situações, minha mãe me questionava até onde tudo isso iria chegar. Eu não sabia onde eu poderia chegar. Somente Wanderley, meu primeiro e único professor e mestre, acreditava e via algum potencial em mim. E graças à insistência, paciência e dedicação dele hoje alcancei, em apenas sete anos de treinamento, o nível de atleta internacional”, afirmou.

Wanderley da Silva, técnico e principal incentivador da hoje professora de karatê de uma escola particular de Mossoró, é faixa preta do 4º DAN, Sensei e também foi convocado para participar do Campeonato Mundial como árbitro. Wanderley, que ainda é professor de inglês em diversas escolas secundárias da cidade e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), desenvolve um trabalho voluntário com cerca de 200 jovens.

Aos interessados em colaborar com os dois representantes mossoroenses nos custos com a viagem, hospedagem e alimentação na Polônia durante o maior evento da modalidade, pode procurá-los diariamente no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, no turno vespertino, local onde os dois realizam os treinamentos com os jovens e se preparam para as competições.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário