29 ABR 2024 | ATUALIZADO 21:13
MOSSORÓ
Da redação
04/05/2015 08:10
Atualizado
12/12/2018 13:08

Parceria Sebrae com empresa reduz gastos com energia em 50% em 6 meses

Os resultados foram apresentados durante lançamento do Programa de Eficiência Energética do Sebrae em Mossoró O empresário Paulo Renato estuda novas possibilidades como uso de energia solar.
Sebrae/RN

Foi com auditório lotado, durante o lançamento do Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia, no Escritório Regional do Sebrae no Oeste, na última quarta-feira (29), que o empresário mossoroense Paulo Renato Costa Nogueira apresentou os benefícios da gestão eficiente da energia no seu negócio.

À frente da empresa AUTEC Comércio e Serviços, que existe há 47 anos, o empreendedor precisou rever a forma de gerenciar os gastos com energia elétrica durante a crise energética ocorrida entre julho de 2001 e fevereiro de 2002. O que começou como contenção de custos se transformou numa forma eficiente de uso desse recurso.

De lá para cá, passaram-se 13 anos e, com a orientação do Sebrae o empresário já está avaliando outras ações com relação ao uso da energia, como uso de energia solar e a troca de lâmpadas fluorescentes pelas de LED. “Ainda posso ser mais eficiente no uso da energia e esse programa do Sebrae é extremamente importante porque nos mostra o quanto a gente desperdiça sem saber”, ressalta o empreendedor.  

O exemplo de Paulo Renato mostra que pequenas ações podem trazer grandes resultados. “No começo, foram ações simples, primeiro de passar a estudar a conta de energia e depois promover pequenas mudanças como pintura das paredes internas do ambiente da empresa com cores claras”, lembra Paulo.

“Ainda posso ser mais eficiente no uso da energia e esse programa do Sebrae é extremamente importante porque nos mostra o quanto a gente desperdiça sem saber.

Veja mais:

 

Funcionando num espaço com cerca de 1500 m², a empresa possui escritório administrativo, estoque e oficina. Em cada um desses espaços, o empreendedor realizou mudanças com o objetivo de tornar mais eficiente o consumo de energia elétrica. “Instalamos timer nas lâmpadas das placas de fachada, no compressor de ar e sensores de presença para lâmpadas e ventiladores. Na oficina, fizemos substituição de algumas telhas comuns por translúcidas, para permitir que a luz natural entre no ambiente.”, relata.

Durante o processo de diagnóstico e consultoria, Paulo Renato conta que acreditava que parte do desperdício acontecesse na oficina, por causa dos sete elevadores automotivos e de um compressor que funcionam oito horas por dia. “Me surpreendeu quando percebi que o custo da iluminação da frente da loja desperdiçava mais energia do que o maquinário de oficina. Foi então que decidi instalar um timer para que as luzes fiquem acesas das 17h30 as 20 horas”.

Seguindo as orientações do Sebrae e com as mudanças na gestão da energia elétrica, o empresário mossoroense apresentou uma economia de 49,6%. “O apoio do Sebrae foi fundamental porque trouxe informações técnicas e orientações profissionais sobre o assunto, que eu como empresário não tinha domínio”, destaca Paulo.

A expectativa do Sebrae é de que sejam atendidos 300 empresas na jurisdição do Escritório Regional do Oeste, com sede em Mossoró. “É preciso lembrar que não existe receita pronta, cada caso é um caso, por isso as empresas atendidas pelo Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia recebem um diagnóstico individualizado”, ressalta o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia, do Sebrae-RN, João Bosco Cabral Freire.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário