A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (13), o termo para a aquisição do fardão para o escritor e diplomata mossoroense João Almino, que será o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) a partir do próximo mês.
Gustavo Fernandes, autor da iniciativa que proporcionou a aquisição, lembrou que tradicionalmente os fardões são adquiridos pelos poderes Executivo e Legislativo. "Como um dos representantes do Poder Legislativo, é uma satisfação enorme saber que conseguimos essa aquisição, que é importante para a representação do Rio Grande do Norte dentro da maior academia literária do país", destacou.
João Almino é conhecido nacionalmente pela publicação de romances e obras nas áreas de história e de filosofia política. Várias de suas publicações já foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol e italiano. Em março desse ano, ele foi eleito para ocupar a cadeira 22 da a ABL no lugar de Ivo Pitanguy, médico falecido no ano passado. A cerimônia de posse de João Almino como imortal da Academia será realizada no dia 28 de julho.
A roupa oficial da Academia é feita de sarja inglesa na cor verde escura e tem ramos de café bordados com fios de ouro, o que justifica parte do alto custo da vestimenta e o apoio tradicional dos entes públicos na aquisição.
Com informações da Assessoria do deputado Gustavo Fernandes