O vereador João Gentil, do PV, conseguiu apoio da maioria dos vereadores nesta terça-feira, 31, para cobrar esclarecimentos do Poder Executivo e do Ministério Público Estadual a respeito da demolição e apropriação da área do Hospital Duarte Filho, em Mossoró-RN.
Propôs uma Audiência Pública para que as pessoas (ele não sabe informar com certeza quem está demolindo o prédio e nem as condições legais que levaram a isto) que estão demolindo, a Prefeitura Municipal e também o Ministério Público Estadual esclareçam os fatos.
“O Hospital Duarte Filho faz parte da história de nossa cidade. Era filantrópico, que tinha um estatuto que previa que quando encerrasse suas atividades, devia retornar ao patrimônio da Prefeitura Municipal de Mossoró e ao que parece não foi isto que aconteceu”, diz Gentil.
Ainda conforme o vereador em contato com o MOSSORÓ HOJE, no local poderia funcionar um hospital municipal e ou poderia ser cedido a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer para continuar a serviço da comunidade, como foi no passado.
“Duarte Filho foi um senador e médico que, preocupado com a situação da saúde em Mossoró, se uniu com empresários para construir aquele hospital filantrópico. Demolir o hospital marca a história de nossa cidade. Não podemos perder nenhum hospital.”, declarou o vereador.
João Gentil questionou ainda a propriedade do local onde o Hospital Duarte Filho era situado. “Muitos mossoroenses estão questionando se aquele patrimônio público está indo para uma instituição particular. Precisamos investigar essa situação.”
A vereadora Izabel Montenegro (PMDB) apoiou a fala do vereador “Não podemos deixar o patrimônio que é do povo de Mossoró passar para a iniciativa privada. Precisamos averiguar essa situação.” Declarou a presidente do Poder Legislativo.
O vereador João Gentil ressaltou que sua intenção não é prejudicar investimento. É principalmente em defesa do patrimônio público, dos interesses da sociedade, que quer explicações a respeito do que está acontecendo com a estrutura do Hospital Duarte Filho.
Demolição
Os trabalhos de demolição do prédio começaram quarta-feira da semana passada. A estrutura foi toda cercada por barras de alumínio e existem várias máquinas e operários destruindo paredes. No local, os servidores disseram que agora a estrutura pertence à Hapvida. O caso está obscuro. Precisa de explicação”, assegura o vereador João Gentil.
Em Nota, a Hapvida disse que o Hospital Duarte Filho não lhe pertence e que não comenta especulação imobiliária.