O Potiguar Italo Ferreira, de 25 anos, sagrou-se campeão mundial de surfe nesta quinta-feira (19), deixando para trás o também brasileiro e bi-campeão mundial Gabriel Medina, em Pipeline, no Havaí.
Natural de Baía Formosa, Italo Ferreira teve seu título comemorado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Em suas redes sociais, a governadora escreveu:
“Caramba, Ítalo! Campeão MUNDIAL de surfe?!? Diretamente de Baía Formosa para o mundo! O Rio Grande do Norte e todo o Brasil se orgulha muito de você! Parabéns, Ítalo Ferreira, campeão Billabong Pipe Master 2019! #pipemaster ”, escreveu.
O novo campeão mundial conquistou vaga nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, isto considerando o desempenho do Potiguar nas competições organizadas pela Liga Mundial de Surfe (WSL). Gabriel Medina também está com vaga garantida.
Foram seis dias de competição na etapa Pipeline. Os brasileiros foram desbancando os rivais de outros países um a um. Entre os sufistas consagrados que foram deixados para trás está Griffin Colapinto, Johon John Florence, Caio Ibelli, Yago Dora e Koloche Andino e também a lenda do surf mundial Kelly Slater.
O Potiguar Italo Ferreira foi avassalador na competição. Teve bateria que ele conseguiu 14.77 e o competidor que chegou mais perto conseguiu 2.53.