A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganhou o reforço de 300 mil unidades da Janssen/Johnson&Johnson nesta quinta-feira (24). Com aplicação de dose única, os imunizantes foram antecipados pelo Ministério da Saúde.
As unidades se unem a 1,5 milhão de doses da farmacêutica recebidas pela Pasta nesta terça-feira (22).
Veja mais:
Brasil recebe 1,5 milhão de doses de vacinas da Janssen nesta terça, 22
“Essas vacinas fazem parte do esforço que estamos realizando para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
As vacinas são parte de um contrato para 38 milhões de doses entre o Governo Federal e a Janssen. A previsão inicial era de que os imunizantes fossem entregues a partir de outubro deste ano para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
O lote da Janssen deve ser entregue aos estados e Distrito Federal nos próximos dias. A definição da distribuição é realizada semanalmente em reuniões com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS
Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 128 milhões de doses de vacinas Covid-19 dos laboratórios contratados.
Mais de 91,5 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que quase 42% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina. São mais de 67 milhões de brasileiros com essa etapa do ciclo vacinal já concluída.