Após dois anos sem ser realizada devido às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, a Corrida Pela Fé chega a sua 8ª edição neste ano de 2020.
O evento esportivo acontece, tradicionalmente, na sexta-feira santa. Este ano, a data cai no dia 15 de abril. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira, 16 de março, por meio do site www.tesportes.com.br.
A corrida é aberta para corredores profissionais e amadores, podendo participar nas modalidades: 5Km Kit Completo, 10Km Kit Completo, 10Km Kit Completo IDOSO, 5Km Kit Completo IDOSO, 10Km Kit Medalha e 5Km Kit Medalha.
O valor das inscrições variam entre R$ 50 e R$ 100, de acordo com a modalidade escolhida pelo competidor.
Além de incentivar o combate ao sedentarismo, o evento esportivo também tem cunho beneficente. Parte da renda arrecadada será revertida na doação de alimentos para o Lar da Criança Pobre.
A HISTÓRIA DA CORRIDA PELA FÉ
A Corrida Pela Fé surgiu no ano de 2013, após o aposentado Hermes de Castro Santos Junior, 72 anos, receber o resultado de um check-up que constatou que a saúde dele estava em risco.
O idoso conta que prestes a completar 60 anos, durante uma oração, recebeu uma espécie de iluminação para que fosse verificar sua saúde. Para surpresa dele, os exames deram graves alterações.
“Descobri que estava à beira do precipício. Taxas todas altas, pressão 22 por 11. Então veio uma carrada de medicamentos pra tomar. Quando li a bula de um deles, eu percebi que ia ficar bom de uma coisa e adoecer de outra, então eu preferi sair do sedentarismo”.
Desde então Seu Castro começou a correr. Em 2013, realizou a primeira, numa sexta-feira santa. Correu sozinho entre Serra Vermelha e Areia Branca. No ano seguinte, repetiu o feito.
Já em 2015, ele conta que conversando com alguns corredores da cidade, contando sua história, recebeu a ideia de trazer a corrida para Mossoró e ampliar para que mais pessoas pudessem participar. Neste ano, a corrida partiu da UPA do Alto de São Manoel.
Em 2016, foi sugerida a doação de 2kg de alimento não perecível por cada participante, momento em que a Corrida Pela Fé se tornou um evento beneficente.
Desde então o evento esportivo foi crescendo ganhando apoio e se tornando mais profissional, embora siga sendo beneficente.
Seu Castro conta que vários grupos de corredores do município já confirmaram presença na edição 2022.
Seu Castro é casado com Dona Nenzinha Castro e pais de Hermes Castro, Lia Castro e Herbert Castro.
Hoje, prestes a completar 73 anos, ele deixa um importante recado para todos que vivem no sedentarismo, principalmente os jovens.
“Se eu soubesse, nunca teria deixado de praticar esportes, mas graças a Deus eu tive a oportunidade de voltar a me exercitar. A sugestão que eu dou é, pratiquem esporte e ainda dou um conselho: crie um objetivo e firme um compromisso com você mesmo”, diz o aposentado.