A partir desta segunda-feira (5), o sinal da internet 5G começa a ser liberado em Natal. Pelo menos 15 bairros da capital potiguar já estão recebendo a quinta geração do serviço móvel, segundo as operadoras responsáveis pela distribuição.
A liberação para o início da operação do 5G foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a capital potiguar e mais duas capitais - Fortaleza e Recife - em reunião realizada no dia 1º de setembro.
Segundo a agência, as operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G, realizada no ano passado, já podem ativar estações com a tecnologia.
A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência criado pela Anatel.
Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 33 estações de 5G em Natal.
Segundo as operadoras Tim e Vivo o sinal entra em funcionamento nos seguintes bairros de Natal:
Alecrim (Tim)
Barro Vermelho (Tim e Vivo)
Candelária (Tim)
Capim Macio (Tim)
Centro (Tim)
Lagoa Nova (Tim)
Lagoa Seca (Tim e Vivo)
Mãe Luiza (Tim)
Neópolis (Tim)
Nova Descoberta (Tim)
Pajuçara (Tim)
Petrópolis (Tim)
Ponta Negra (Tim e Vivo)
Redinha (Tim)
Tirol (Tim e Vivo)
A Vivo afirmou que também está em processo de implantação do sinal para os bairros do Alecrim, Capim Macio, Cidade Alta, Nova Descoberta, Parque das Dunas, Petrópolis e Praia do Meio.
O g1 procurou a Claro, mas não recebeu retorno sobre os bairros atendidos até a última atualização desta matéria.
Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração, segundo a Anatel.
TECNOLOGIA
De acordo com a Vivo, com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo.
A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.
De acordo com a Tim, o 5G Standalone, terá velocidades de navegação até cem vezes maior que na rede 4G e o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos.
Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.
Outra vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação.