Em celebração ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando acoes de prevenção em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), durante todo o mês.
Nesta terça-feira, 11, as ações chegaram até servidores do município, atendidos no Centro Administrativo, que participaram de ginástica laboral, roda de conversa sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero, com a enfermeira Rayssa e o médico Alcivan.
Também participaram de oficina sobre alimentação saudável, valorização da mulher e em seguida de um coffee break.
De acordo com a secretária de saúde, Anacelia Freire, ações como massoterapia e ventosaterapia, auriculoterapia, aferição da pressão e glicose, vacina Covid-19 (3ª e 4ª dose) e influenza e solicitação de mamografia e ultrassonografia mamária.
“O objetivo é atender, preferencialmente, mulheres que estão com preventivo em atraso, ou seja, realizado pela última vez há mais de 3 anos.
A secretária ressaltou a importância de todas as mulheres buscarem o atendimento. “Temos que informar que este trabalho ocorrente todo o ano, mas especialmente neste mês, onde se foca mais neste atendimento, trabalhando e conscientizando quanto à prevenção, bem como em caso de diagnóstico precoce o aumento expressivo das chances de o tratamento ser mais rápido e bem sucedido”, enfatizou a secretária.
De acordo com o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PL), o objetivo é que este mês, que terá o Dia D, seja marcado por uma procura maior.
“Mulheres, tirem esse mês para cuidar melhor de vocês, por vocês e por todas aquelas pessoas que vocês amam”, observou o prefeito.
A primeira-dama e secretária de educação, Milane Azevedo, que esteve participando da ação, ressaltou a importância do Outubro Rosa, bem como sobre as orientações sobre a saúde da mulher de modo geral.
“Precisamos, a cada dia, nos estimular à essa luta e prevenção contra o câncer de mama, com informações sobre o autocuidado, prevenção e exames de rotina”, observou a secretária de educação.