29 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:40
ESTADO
26/01/2023 12:22
Atualizado
26/01/2023 12:22

Ministro confirma leilão para implantação de novas linhas de transmissão de energia elétrica no RN

Fátima Bezerra levou ao ministro das minas e energia, Alexandre Silveira, em reunião realizada nesta quinta-feira (26), a preocupação com o escoamento da geração de energia no RN, que hoje é o maior produtor de energias renováveis do país, com 7 gigawhats, mas vem enfrentando dificuldades, inclusive para instalação de novos parques, devido a saturação da capacidade instalada de distribuição. Segundo o ministro, o leilão deverá ser realizado até o final deste ano, garantindo novos investimentos no setor, no estado.
Ministro confirma leilão para implantação de novas linhas de transmissão de energia elétrica no RN. Fátima Bezerra levou ao ministro das minas e energia, Alexandre Silveira, em reunião realizada nesta quinta-feira (26), a preocupação com o escoamento da geração de energia no RN, que hoje é o maior produtor de energias renováveis do país, com 7 gigawhats, mas vem enfrentando dificuldades, inclusive para instalação de novos parques, devido a saturação da capacidade instalada de distribuição. Segundo o ministro, o leilão deverá ser realizado até o final deste ano, garantindo novos investimentos no setor, no estado.
FOTO: FÁBIO DUARTE

O Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou, nesta quinta-feira (26), em Brasília, à governadora Fátima Bezerra, que até o final deste ano o Governo Federal vai fazer o leilão para implantação de novas linhas de transmissão de energia elétrica que atenderá a produção do setor no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra levou ao ministro Alexandre Silveira a preocupação com o escoamento da geração de energia no RN, que hoje é o maior produtor de energias renováveis do país, com 7 gigawhats, mas vem enfrentando dificuldades, inclusive para instalação de novos parques, devido a saturação da capacidade instalada de distribuição.

"Há mais de dois anos lutávamos pela realização de novos leilões para linhas de transmissão. Nos últimos anos não tivemos a expansão da infraestrutura de transmissão da rede do Sistema interligado Nacional no Nordeste, em especial no RN. Hoje o Estado encontra-se com baixa capacidade para novas conexões e impossibilitado de receber novos projetos de geração de energia", explicou Fátima Bezerra.

A governadora ainda acrescentou: "mas agora temos a garantia do Ministro que vamos superar o problema e incentivar ainda mais a produção de energia limpa, assegurando a expansão dos investimentos e o crescimento econômico com melhoria da qualidade de vida da nossa população".

O coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Hugo Fonseca, disse que "saímos do encontro com o ministro com a garantia de realização do leilão de transmissão para suprir a demanda de infraestrutura necessárias para garantir o escoamento da energia produzida no RN. E também tivemos a garantia de estudos para execução do projeto Bipolo 2, também este ano, que vai garantir os investimentos em geração de energia em todo o RN nos próximos anos".

O ministro Alexandre Silveira ressaltou "o protagonismo do Rio Grande do Norte na geração de energia limpa e a iniciativa da gestão estadual que tem planejamento e busca as medidas necessárias para o desenvolvimento do Estado".

A Governadora foi acompanhada na audiência pelos secretários de Gestão de Projetos e Metas Especiais – Maria Virgínia Ferreira Lopes, Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – Jaime Calado, Coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec – Hugo Fonseca, Assessora Especial de Governo, Guia Dantas e pela Chefe do Escritório de Representação no Distrito Federal, Danúbia Régia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário