A Revista Congresso em Foco, na edição desta terça-feira (16), publicou um levantamento com todas as faltas dos 513 deputados federais no ano de 2015. Entre os 50 mais faltosos, encontra-se o Deputado Fábio Faria (PSD-RN). Ele ocupou a 44ª colocação com 25 ausências, sendo 14 ausências justificadas, 11 injustificadas.
De acordo com o levantamento, cada deputado faltou em média 11 dos 125 dias em que a presença era obrigatória no ano passado. Em meio a uma das mais graves crises política e econômica dos últimos tempos, a assiduidade dos parlamentares melhorou significativamente em 2015 em comparação com o primeiro ano da legislatura passada.
Os deputados acumularam 6.113 ausências, entre fevereiro e dezembro, ante as 8.573 registradas na estreia da legislatura anterior. Até o fim de janeiro deste ano, 1.432 dessas faltas ainda não haviam sido justificadas. As demais foram abonadas quase em sua totalidade por atestados assinados por médicos ou dentistas.
Sabe-se que a atividade parlamentar não se resume à presença em plenário para votação. A assiduidade deve ser vista como um indicador do desempenho do congressista. Ele pode estar trabalhando mesmo quando não registra presença: em audiência, dentro ou fora da Casa, ou envolvido em atividades relacionadas a comissões, por exemplo.