Durante todo o sábado (9), o Centro Clínico Professor Vingt-um Rosado, situado no bairro Bom Jardim, realizará exames para diagnosticar casos de microcefalia. O mutirão acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP).
A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, afirma que é imprescindível que todas as crianças compareçam à mobilização. “O mutirão vai definir os próximos passos para o acompanhamento das crianças e encaminhá-las para os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico. Teremos um atendimento mais definido e eficiente”, declara.
Até o final do dia, a previsão é de que sejam atendidas 170 crianças, sendo 88 de Mossoró e as demais das 2ª e 8ª regiões de Saúde do Estado. As pacientes estão sendo atendidas por uma equipe multiprofissiona das redes de saúde do estado e do município.
Mães de filhos com microcefalia se cadastraram para exames no PAM do Bom Jardim
Segundo o coordenador técnico da Secretaria Estadual de Saúde, Thiago Medeiros, o objetivo do mutirão é confirmar os casos, realizar exames e fazer uma avaliação geral nas crianças. “Muitas das crianças com microcefalia têm associação com outras anomalias, como no aparelho musculoesquelético, aparelho audiológico, então esse mutirão vem com a perspectiva de fazer toda a avaliação, analisar todos os pontos e os sistemas da criança e confirmar esses diagnósticos", explicou.
A dona de casa Tamires Manoela da Silva levou seu filho até o Centro Clínico do Bom Jardim para realizar os exames, e reforçou a importância desse mutirão com objetivo de prevenir futuras doenças que possar surgir ao longo dos anos.
"Aconselho a todas as mães que venham para cá, muitas têm preconceito e não querem vir, como eu também tive. Mas venham porque é importante a realização de todos os procedimentos certos. Vai que não tenha uma doença agora, mas que apareça alguma coisa futuramente? Aconselho os pais que tragam os seus filhos", ressaltou Tamires.
Somente em Mossoró, foram registrados 88 casos suspeitos de microcefalia. Em toda a região, que engloba 20 municípios atendidos pela Secretaria Estadual de Saúde, são 169 crianças com a suspeita da doença.