Uma rua em Barcelona para quem gosta de luxo, futilidade e tem dinheiro sobrando

14 Nov
16:29 2017
A+   a-
William Robson
Paaseig de Gràcia é com certeza a rua  que reúne mais lojas de artigos de luxo de Barcelona. É uma via importante, próxima à Praça Catalunha e com muito movimento de turistas. As principais marcas estão lado a lado, ocupando os belíssimos prédios históricos do lugar, como a La Pedreira (ou Casa Battló, desenhada pelo mestre arquiteto Gaudí) e o Palau Robert, sempre com grandes exposições. 

Estava caminhando pela via e dei uma olhada nas vitrines, só para matar a minha curiosidade do que o ser humano é capaz de pagar quando dinheiro não é problema ou qjuando a futilidade se torna desejo imprescindível. Relógios Rolex de 34 mil euros (vi uns mais baratinhos também, de 26 mil!), casaco de quatro mil euros, óculos de mil, coisa para quem pode e tem dinheiro sobrando.

Uma das principais lojas e mais visitadas também  é a da Apple, com um amplo espaço de dois andares, sempre lotados, por dentro e por fora (as pessoas aproveitam o sinal grátis de internet e se espalham pela calçada da loja), mas é possível encontrar Bvulgari, Michael Kors, Dolce e Gabanna (foto), todas com muito luxo e com seguranças do tamanho de guarda-roupas vigiando a entrada.

Ouvi dizer que a loja preferida dos endinheirados de Barceloina não [...]

Ler mais

Conheça o trabalho de Joana Biarnés, a primeira foto-repórter do jornalismo espanhol

13 Nov
16:50 2017
A+   a-
Da redação
Até o dia 2 de abril do ano que vem, quem estiver por Barcelona, poderá ver algumas das maravilhosas imagens feitas pela primeira foto-repórter do jornalismo espanhol. Joana Biarnés enfrentou uma atividade dominada por homens, "numa Espanha triste e empobrecida".  Começou no Esporte, por influência do seu pai, que também era fotógrafo esportivo,  mas passou pela reportagem de cotidiano, acidentes e catástrofes. A maioria dos trabalhos corresponde quando colaborava para o jornal Pueblo (1963-1973 - foto abaixo). 



Joana também foi uma das primeiras mulheres a se formar na Escola de Jornalismo de Barcelona e durante anos foi a única fotógrafa da redação do diário Pueblo. A mostra ocorre no Palau Robert, no Paaseig de Grácia, e é também um momento de entrar na históriia de muitos registros jornalísticos eternizados através do olhar de Biarnés. Como o show dos Beatles em Barcelona em 1965.

É possível se deparar com várias fotos dela na mostra, algumas que copiei aqui com meu celular e que compartilho com vccês. Também é um momento de regozijo em ver o jornalismo ganhar um status tão importante com uma [...]

Ler mais

Homenagens às vítimas do atentado de agosto

07 Nov
12:01 2017
A+   a-
William Robson
>> [...]
Ler mais

Não há ralo no piso dos banheiros

07 Nov
11:57 2017
A+   a-
Da redação

É até engraçado. Isso eu fiquei sabendo através de um depoimento de uma brasileira que mora em Barcelona. Ela só percebeu que não havia ralo nos banheiro quando, um dia, decidiu lavá-lo e sentiu a falta.

Teve que aderir a um instrumento muito útil por aqui: um balde e um pano de esfregar o chão (foto). É com este importante equipamentos que nós, aqui em casa, fazemos uma limpeza básica neste cômodo do apartamento.

Inclusive, a mãe de uma doutoranda brasileira estava me contando, quando jantávamos na Rambla do Liceu, que procurou e não conseguiu encontrar um simples rodo em Barcelona. 

Bem, como já tínhamos esta informação, já estávamos preparados a lavar o banheiro apenas com um pano molhado. 

Quando eu me refiro a banheiro sem ralo, não quero dizer que a água do banho não tem por onde escoar. Na área do nosso banho de cada dia, tem um ralo, sim!

[...]

Ler mais

O frio tá começando a pegar

06 Nov
16:55 2017
A+   a-
Da redação
>> [...]
Ler mais