O estádio da “Tragédia de Sarriá”, da Copa de 82, deu lugar a um jardim e um condomínio

04 Jan
15:39 2018
A+   a-
Da redação
Neste local aconteceu umas das maiores tragédias da seleção brasileira: a Tragédia de Sarriá.

Onde hoje é um jardim e um imenso condomínio, o grupo de Zico, Sócrates e Falcão era eliminado da Copa de 82. E Paolo Rossi foi considerado o eterno carrasco. A seleção se classificava com um empate, mas foi derrotada por 3 a 2 e gerou uma comoção nacional diante de uma das seleções favoritas e tidas até hoje como umas das melhores equipes já formadas. O episódio foi registrado numa bela capa produzida pelo Jornal da Tarde.

O meu filho Andreas aproveitou para  brincar de bola neste local emblemático onde a seleção, por outro lado, venceu a Argentina de Maradona no mesmo Mundial, por 3 a 1.
Aqui, não há qualquer referência destes jogos. Apenas uma placa escrita em catalão que mostra que naquele terreno foi uma arena do RCD Espanyol de 1923 a 1997, allém da homenagem a Ricard Zamora, batizando a praça e uma via próxima à avenida Sarriá.

Ricardo Zamora foi um goleiro que nasceu em Barcelona, que jogou no Barcelona, Real Madri, Espanyol, além da seleção. O catalão, que morreu em 1978, é tido como um dos principais goleiros da história do futebol da Espanha, tanto que o prêmio anual dado ao [...]

Ler mais

Em Barcelona foram 4 mortes num mês, número que Mossoró superou facilmente num dia

27 Dez
18:06 2017
A+   a-
Da redação

Em Barcelona, foram registrados 48 homicídios este ano. A cidade tem quase 2 milhões de habitantes.

Média de 4 por mês, número que Mossoró superou facilmente com apenas um dia.

Gotham City virou terra inóspita, exceto para quem já está acostumado com a situação e precisa levar a vida adiante. Afinal, tudo virou número, no outro dia todo mundo esquece e volta a reclamar do crime mais recente.

O Deus que muitos dizem recorrer olha para alguns lugares e outros não. Pedir paz com memes não sensibiliza quem quer praticar crimes.

A culpa remonta aos tempos da capitania hereditária neste RN. Agripino e Garibaldi, símbolos da oligarquia que humilha o povo há séculos, são líderes de pesquisa para reeleição.

Agripino e Garibaldi et caterva não brotaram do chão.

Eles representam o potiguar que também construiu este estado de caos.

[...]

Ler mais

Vic- uma cidade medieval na Espanha

10 Dez
10:01 2017
A+   a-
Janaína Holanda, especial para o blog, de Vic

Aí, gente! Eu deveria ter gravado um vídeo desse lugar, mas acabou escurecendo e eu também estou gripada então combinou as duas coisas e eu fiz 😞

Mas não impede de mostrar um pouquinho aqui pra vcs terem uma ideia de que lugar interessante é Vic (palavra significa bairro, aglomeração). Fica há 69km de Barcelona e dar pra ir de trem em pouco mais de uma hora e a passagem custa 12€ (ida e volta). É uma cidade com muitas construções medievais- dos mouros, francos e romanos. Aliás, existe lá um templo romano do seculo II.

Em dezembro acontece a Feira Medieval (termina hoje) onde é possível cruzar com gladiadores devidamente caracterizados, arqueiros, carrascos e outras criaturas fantásticas da Idade Media. A música e o clima faz com a gente se sinta literalmente num filme de época.

Entre os pontos turísticos de Vic estão a praça central cercada de prédios medievais, o mercado medieval, a Catedral de São Pedro Apóstolo- uma construção romana neoclássica; o Museu Pentecostal que reúne as maiores coleções romanas e góticas do mundo e a Ponte Queralt do sec XI sobre o Rio Mèder. Lá foram mon [...]
Ler mais

As quatro colunas da Universitat Autònoma de Barcelona é o pórtico do campus

29 Nov
12:38 2017
A+   a-
William Robson
Estamos diante do famoso monumento da Catalunha, “As quatro colunas da UAB”, o pórtico de entrada do campus da Universidade Autônoma de Barcelona, ​​obra do escultor Andreu Alfaro. Trata-se de imensas colunas, que ao longo do dia devido à incidência de luz solar e durante a noite por iluminação sutil, oferecem imagens diferentes e contrastadas, constituem, como Alfaro disse no dia da inauguração, um simples "anúncio".
A obra foi inaugurada em 1999 e desde então é o principal símbolo da UAB, impresso também na logo da instituição, compondo a letra “A” da sigla. Um artigo publicado pelo jornal El País no dia da inauguração do monumento explicou que as colunas também servem como forma de localizar a universidade, em meio a paisagem industrial da cidade de Cerdanyola de Vallès, onde está situada, na área metropolitana de Barcelona. As colunas são perfeitamente visíveis da rodovia B-30 que atravessa o município, facilitando a vida de quem está procurando a universidade.
As colunas de Alfaro são, portanto, um anúncio no melhor - mas também o mais sucinto - sentido da palavra: ajudam a divulgar a existência e localização da UAB. “La columnas de Alfaro son, por tanto, un anuncio en el mejor -pero también [...]

Ler mais

Peter Hook no show histórico para celebrar o Joy Division e o New Order

29 Nov
05:38 2017
A+   a-
William Robson
O importante baixista Peter Hook, que participou das bandas Joy Division e New Order, hoje comanda a banda The Lights e passou em Barcelona numa turnê nacional para divulgar os 30 anos do álbum “Substance”, gravado pelo New Order. O show aconteceu na belíssima casa Apolo, na Nou de Rambla, Metro Paral-lell, no dia 25 de novembro.
Diante da proposta do espetáculo, muitos foram os fãs do Joy e do New Order a lotar o local do evento. Relembrou clássicos do Joy como “She´s Lost Control”, “Love will Tear us Apart”, “Decades” e, claro do New Order. Esta turnê, que segundo Hook, começou a partir de uma brincadeira de ensaio, ganhou uma ótima repercussão na Europa (veja a foto do set list).

Acompanhado por integrantes virtuosos, que repetiram com muita exatidão os arranjos originais das bandas históricas, Hook também mostrou desenvoltura no uso de samplers e no vocal (em alguns momentos, tive a impressão que o Ian Curtis, vocalista do Joy, era quem estava cantando). Não se pode deixar de citar a qualidade na equalização sonora e da acústica do Apolo. Parecia um CD.
O show começou pontualmente às 20h30, como estava marcado no ingresso, e terminou duas horas dep [...]

Ler mais