26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
SAÚDE
Da redação
29/08/2016 05:03
Atualizado
13/12/2018 04:42

Vírus da zika pode prejudicar coordenação motora, audição e visão do bebê

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros revelou que os danos provocados pelo zika vírus no cérebro dos bebês vão além da microcefalia.
Reprodução
Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros revelou que os danos provocados pelo vírus da zika no cérebro dos bebês vão muito além da microcefalia, quando os bebês nascem com o crânio do tamanho menor do que o normal, prejudicando, assim, o desenvolvimento mental e motor deles. O zika vírus pode prejudicar a audição, visão e coordenação motora. 

Exames de imagem mostram uma devastação jamais vista em cérebros de 45 bebês, tratados no Instituto de Pesquisa de Campina Grande, na Paraíba. As mães foram infectadas pelo vírus da zika durante a gravidez.

Segundo a pesquisa, o vírus da zika pode danificar o corpo caloso - responsável pela comunicação entre os lados esquerdo e direito do cérebro. O cerebelo, que estabelece o equilíbrio e tem influência na atividade motora. Os chamados gânglios da base, também ligados ao controle motor. E o córtex cerebral, onde ficam as áreas que comandam por exemplo, a audição e a visão.

“Como essas crianças vão se desenvolver a gente não sabe mas o que a gente pode dizer com base nessas imagens que o cérebro está bastante mal formado, ele não se formou”, destaca a pesquisadora Fernanda Tovar-Moll.

A pesquisa foi publicada na revista científica ‘Radiology’. O editor da publicação escreveu uma carta parabenizando a equipe. Ele diz que os dados tem atraído enorme atenção no mundo todo. Além disso, tem ajudado a estimular mais discussão sobre políticas públicas na prevenção, gestão e promoção do financiamento de pesquisas sobre a zika.

“É uma patologia que deve ser bastante investigada e que precisa realmente se entender melhor para que a gente tenha uma noção real do qual dano isso pode gerar”, afirma Fernanda.

Com informações do Jornal Nacional 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário