29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:06
MOSSORÓ
Da redação
13/10/2016 13:40
Atualizado
13/12/2018 08:56

Secretário explica demora no repasse para o Centro de Oncologia

George Antunes afirma que pendências em documentação ocasionaram atraso. Ele garantiu que até esta sexta, pagamento de julho será efetuado
Walmir Alves
Durante sua passagem por Mossoró nesta quinta, 13, o secretário estadual de Saúde Pública, George Antunes, justificou a demora no repasse de recursos, pelo Governo, ao Centro de Oncologia. De acordo com o auxiliar, pendências burocráticas ocasionaram o atraso. Ele garantiu, no entanto, que até esta sexta, 14, os valores referentes à produção de julho serão pagos, e na próxima semana será feito o repasse do mês de agosto.

Os esclarecimentos de George foram feitos em duas diferentes reuniões: na sede do Ministério Público em Mossoró e na Câmara Municipal. “Em virtude de uma pendência por parte das unidades hospitalares, refiro-me a certidão negativa, o Governo não pôde fazer o repasse. Mas, após esse entendimento que foi possível por iniciativa desta Casa Legislativa, o repasse será feito para que essa questão seja solucionada e, consequentemente, haja os demais repasses”, pontuou o secretário.

Segundo funcionários do Centro de Oncologia, é justamente o atraso no repasse dos recursos que faz com a unidade possua com pendências na documentação, impedindo que o Governo conclua o procedimento para o pagamento dos procedimentos.

Diante da situação, George Antunes anunciou que o Estado analisará possíveis formas de mudança na forma de pagamento. Hoje, esse repasse só é feito após auditoria do serviço apresentado na prestação de contas. A ideia apresentada pelo secretário é inverter esse procedimento, ou seja, primeiro pagar e depois auditar os serviços.

No Ministério Público, o secretário foi informado, por meio do promotor da Saúde, Wilkson Vieira, que uma ação foi impetrada contra a Prefeitura e Estado, para que os repasses ao Centro de Oncologia sejam feitos rigorosamente em dia, com possibilidade de bloqueio automático dos recursos em caso de descumprimento.

Participaram dessa audiência o assessor jurídico do Centro de Oncologia, Marcos Araújo, o diretor técnico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMEEC), Geison Moreira, a assistente social Aila Almeida Mendes, paciente do COHM, entre outros.

Termo de Contratação

Ainda na audiência do MP, o secretário George Antunes informou que buscará fechar, ainda na tarde desta quinta, 13, um Termo de Contratação Entre Entes Públicos (TCEEP) com a Secretaria Municipal de Saúde.

Com isso, o Governo poderá contratar os serviços de oncologia em Mossoró (internação, tratamento, cirurgia) pelos mesmos valores que são contratados em Natal. ´

Na prática, o termo corrige uma distorção nos valores praticados na capital e no segundo maior município do Rio Grande do Norte, o que também poderia ser solucionado com o pagamento, pelo Governo, do plus salarial aos profissionais médicos, o que já acontece em Natal.

LEIA MAIS:

“Câncer não espera”, afirma paciente sobre paralisação do Hospital da Solidariedade e COHM

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário