26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
VARIEDADES
Da redação
22/03/2017 14:11
Atualizado
13/12/2018 10:08

Especialista alerta para cuidados no tratamento da febre reumática

De acordo com o reumatologista Dr. Adolpho Medeiros, os principais sintomas são: dor nas juntas, inflação no músculo do coração, manchas vermelhas na pele, temperatura do corpo de 37,5 e falta de ar.
Divulgação
Febre reumática, ou reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória, de caráter autoimune, provocada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield, a mesma responsável por infecções de garganta.

A enfermidade, em geral, se manifesta por volta de 7 a 15 dias depois de um episódio infeccioso seguido de febre.

O pico de incidência ocorre em 3% das crianças entre 5 e 15 anos, que apresentam alterações no sistema imunológico por herança genética.
 
"Os sintomas são na maioria das vezes dor nas juntas, inflação no músculo do coração, manchas vermelhas na pele, temperatura do corpo de 37,5 e falta de ar. Para realizar o diagnóstico é preciso fazer exames de sangue para identificar a presença da bactéria. É recomendável também realizar eletrDr. Adolpho Medeiros.ocardiograma caso haja comprometimento das válvulas do coração", explicou o reumatologista, 
 
A maneira mais eficaz de prevenir a doença é combater o estreptococo do grupo A com antibióticos específicos, sempre sob a orientação de um médico.

Uma vez instalada a enfermidade, o tratamento inclui repouso absoluto no leito e o uso da penicilina benzatina (ou da eritromicina para os pacientes alérgicos à penicilina), de anti-inflamatórios e de analgésicos. Quando há comprometimento cardíaco, a intervenção terapêutica precisa ser mais agressiva.
 
"Se o tratamento não for o correto a doença pode causar até mesmo a morte", alertou Adolpho, frisando a necessidade do diagnóstico. "É preciso que o paciente procure ajuda médica e evite a automedicação", finalizou.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário