26 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:03
ECONOMIA
Da redação
07/05/2017 08:21
Atualizado
14/12/2018 07:48

Advogado vaqueiro investe na produção de energia solar em hotel para cavalos em Mossoró

Hotel Haras para Cavalos RFF tem atualmente 20 hóspedes de várias regiões do Estado; funciona numa propriedade ampla e bem equipada com área de treinamento e veterinários cuidando dos animais
Mossoró caminha com passos largos para ter o seu primeiro hotel e centro de treinamento para cavalos de raça consumindo energia renovável no País. Energia solar é uma tendência nacional, que se tornou viável para produção doméstica com as mudanças na legislação.
 
Na prática horas hotel já existe em Mossoró. Fica numa propriedade na margem esquerda da BR 304, perto do Posto da Polícia Rodoviária Federal, saída de Mossoró para Fortaleza. A instalação da estrutura de produção de energia solar vai ocorrer nas próximas semanas.
 
E a afirmação que o negócio será abastecido 100% com energia limpa (energia solar) partiu do seu proprietário, o advogado Rodrigo Falcão Leite, de 31 anos, que é apaixonado por vaquejada. "Tirando minha família e meu trabalho, vaquejada é tudo pra mim", diz.
 
Apaixonado e campeão. Em mais de 20 anos atuando nesta área, Rodrigo Falcão já não sabe mais onde guarda tantos troféus. É um campeão praticando a sua paixão.
 
Apesar de ser um campeão, o que Rodrigo Falcão ganha como prêmio nas vaquejadas em vários estados nem de longe dá para pagar pela manutenção dos cavalos na Haras RFF.
 
Rodrigo Falcão, além de vaqueiro profissional, é um dedicado e talentoso advogado, com banca em Mossoró e clientes espalhadas em todo o Rio Grande do Norte.
 
Mas não é do seu escritório de advocacia que sai os rendimentos que custeia os cavalos de raça no Haras RFF. Este é outro negócio, que associado ao olho clínico para identificar bons animais se tornou rentável.
 
O advogado contou que pelo menos duas vezes ao ano vai São Paulo comprar potrinhos (cavalos novos) com genética boa. Estes cavalos novos são tratados por especialistas e treinados no Haras RFF.
 
No caso deste potrinho se tornar um cavalo bom de vaquejada, é vendido para outros vaqueiros de toda a região Nordeste. "É difícil encontrar um cavalo com perfil para vaquejada, e mais difícil ainda é treina-lo bem para executar esta função", explica Rodrigo Falcão.
 
"Não vou negar. O lucro é bom, mas para chegar a este lucro é preciso investimento, muito trabalho com especialistas e principalmente um olho clínico na escolha dos potrinhos", explica o advogado mostrando que produz o feno que alimenta os animais em sua propriedade.
 
Rodrigo Falcão, ao criar um cenário perfeito para tratar os seus cavalos, terminou criando também um ambiente sonhado por muitos apaixonados por vaquejada como ele: um hotel para cavalos. A estrutura tem cerca de 30 baias, 20 delas dedicadas como hotel.
 
Atualmente, o Haras RFF tem cerca de 20 cavalos hospedados em baias ventiladas, alimentação balanceada, área adequada para treinamento continuo e especialistas (veterinários) de olho diariamente nos animais para qualquer eventualidade.
 
Agora o vaqueiro advogado com veia para empreendedorismo, vai além com seu hotel para cavalos. Prepara um investimento de mais ou menos R$ 100 mil reais para instalar painéis fotovoltaicos e gerar energia solar no próprio Haras RFF.
 
O projeto foi feito pelos engenheiros Moisés Honorato e Isaú Balbino, da empresa H&B Soluções Energética. "Para qualquer empreendimento, é imprescindível se ter bons especialistas para leva-los à frente com a certeza de que vai dá certo", desta Rodrigo.
 
"O Nordeste tem luz do sol em ótimas condições para gerar energia e com as mudanças na legislação em 2012 e em 2016, tornou viável produzir energia solar, inclusive em casa, no comércio e principalmente no seguimento industrial", explica Moisés Honorato.
 
Além da mudança na legislação, as linhas de créditos do Banco do Nordeste do Brasil para se investir em energia limpa, tornou o negócio de geração de energia solar ainda mais interessante, atraente do ponto de vista econômico e social.
 
"O BNB empresta os recursos, recebe as placas como garantia, dá um ano de carência para pagar a primeira parcela do empréstimo, e o valor desta parcela não é maior da conta de energia que o consumidor já paga nos dias atuais", explica Moisés Honorato.
 
Rodrigo Falcão acrescenta que se observado do ponto de vista econômico, investindo mais ou menos R$ 100 mil se livra de uma conta de energia mensal de mais de mil reais.  "Começa passando um ano (período de carência) sem pagar conta de energia", anima-se.
 
"Precisamos acordar, enquanto cidadão, para as nossas responsabilidades com o meio ambiente. Não é só a questão econômica, que é bom. É importante ressaltar que se trata de uma energia renovável, limpa e que agora que é viável e necessária", diz o advogado.
 
O engenheiro elétrico destacou que o Haras RFF vai ter estacionamento coberto com placas fotovoltaicas, que são altamente resistentes. Dificilmente quebram e duram mais de 40 anos. O fabricante garante 25 anos produzindo com rendimento acima de 80%.
 
Rodrigo Falcão disse que existe várias maneiras de enfrentar uma crise econômica. "Destaca que com certeza a principal delas não é ficar se lamentando. É buscar novas oportunidades, como esta agora de produzir energia solar, reduzir em até 95% a conta de energia, contribuir com o meio ambiente e com a matriz energética nacional", finaliza.

Como advogado, Rodrigo Falcão convrsou com o MOSSORÓ HOJE sobre o recente debate sobre a legalidade das vaquejadas, a partir de uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Fefederal. Segundo ele, a prática da vaquejada nunca esteve proibida. Isto foi um boato e causou uma comoção enorme, pois existe mais de um milhão que depende financeiramente das vaquejadas.

Falcão destacou que vaquejada é um hobby e que não lhe traz retorno financeiro. Disse que a conta não bate. Porém, explicou que os potrinhos que compra em SP e os transforma em cavalos bons na derrubata do boi e os negocia com os amigos que gostam de vaquejada.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário