26 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:35
ECONOMIA
Da redação
03/06/2017 20:28
Atualizado
14/12/2018 08:25

"As pessoas vão perceber os benefícios da energia solar", diz engenheiro eletricista

"Por ser um investimento novo e prometer a redução de 95% da fatura de energia elétrica no final de cada mes, pode aparentar como algo surreal, mas não é. É real e promissor"
O diretor operacional da empresa HeB – Soluções Energéticas, o engenheiro eletricista Isaú Balbino, mestrando em energia solar fotovoltaica na Universidade Federal Rural do Semi Árico (UFERSA), faz uma explanação sobre o atual cenário da energia solar fotovoltaica.

Em Mossoró, vários empresários já entraram no negócio. Miguel Alves colcou placas solares em sua casa e reduziu em quase 90% o valor da conta de energia que passava de mil reias por mes. O investimento pode parecer alto, mas o retorno compensa.

Veja mais
Empresário instala paineis solares em casa e reduz mais de mil reais na conta de energia

Engenheiro eletricista mostra porque a conta de energia deve ficarmais cara e como gerar a própria energia

Vários outros empresários estão estudando a possibilidade de também gerar sua própria enegia, contribuir com o meio ambiente e reduzir, consideravelmente, os gastos com energia elétrica, que a cada ano fica 10% mais cara.

Veja mais
Advogado vaqueiro aposta na produção de energia solar em hotel para cavalos em Mossoró

Para os especialistas em energias renováveis Isaú Balbino e Moisés Honorato, a geração de energia solar é o negócio do futuro, com investimento seguro, com retorno financeiro e ambiental garantido, que os empresários de Mossoró ainda não acordaram para este seguimento.

Veja mais
Como ganhar dinheiro, contribuir com o meio ambiente e o crescimento econômico do País


Ao lado das perguntas e respostas do engenheiro, reportagens sobre o tema que foram veiculadas nos telejornais da Globo. "Eu creio que com o tempo as pessoas vão perceber os benefícios que a energia solar pode trazer", diz Isaú Balbino.

Ainda conforme o engenheiro, os brasileiros na região Sul estão bem avançados no quesito energia solar, porém a região com maior potencial é o nordeste, devido ao sol forte o ano inteiro. Ele destaca que as grandes fábricas de paineis já estão vindo parao Brasil.

A primeira delas é a Canadian que se instalou em São Paulo. A HeB, que Isaú Balbino é diretor operacional, trabalha com as placas da Canadian.


Segue a entrevista com o engenheiro eletricista Isaú Balbino

Mossoró Hoje: Por que só começamos a ouvir sobre energia solar nos últimos anos?
Eng. Isaú Balbino: Porque a energia solar é uma tecnologia relativamente nova no nosso país. Para se ter uma noção, até o ano de 2012 não existia nenhuma resolução normativa que regulasse o uso da energia solar. Esse cenário mudou com a chegada da resolução normativa 482/2012 e que em 2015 foi atualizada para a 687/2015. Com isso houveram incentivos, principalmente do governo, para que impostos fossem reduzidos e a energia solar se tornasse mais acessível.


Mossoró Hoje: Como a energia solar cresceu nos últimos anos?
Eng. Isaú Balbino: No mundo, ela cresce a passos largos, atualmente a China lidera com 18,9% de sistemas solares instalados no mundo, seguido da Alemanha, com 17,3%, e o Japão, com 15%. É interessante destacar que a China começou a investir em energia solar por volta do ano de 2010, e hoje lidera o mercado mundial, ultrapassando a Alemanha que vem investindo desde 2001 e que sempre liderava o setor. O Brasil também vem investindo bastante em energia solar, desde 2010, porem seu crescimento começou de fato em 2012. Segundo dados do Banco de Informações de Geração (BIG) atualmente há 23,8 MW de potência instalada correspondente a energia solar fotovoltaica.

Reportagem exibida no programa Fantástico da Rede Globo no dia 17/05/2015 mostrando os beneficios da energia solar.

 
Mossoró Hoje: A energia solar é um investimento seguro?
Eng. Isaú Balbino: Sim, nós da HeB – Soluções Energéticas costumamos dizer que é a energia solar é um dos poucos investimentos 100% seguro, pois o sistema tem vida útil em torno de 30 anos, praticamente não existe custos depois de instalada e a geração de energia depende somente da luz do Sol, e Sol é o que não falta aqui no Nordeste.
 
 
Mossoró Hoje: Há empresas investindo em energia solar?
Eng. Isaú Balbino: Com certeza, inclusive há grandes empresas, multinacionais, que investem para se tornarem 100% abastecidas com energia renovável, este é o caso da Ikea, HP, Google, Starbucks entre outras. As empresas multinacionais Ikea e a HP estipularam metas para trocar por completo todo o seu sistema de energia para fontes renováveis até 2020. Esse interesse por parte das grandes empresas vem do fato de que com uma geração totalmente renovável, haverá uma menor preocupação com os preços da energia oriunda dos combustíveis fósseis. Além de empresas, muitas universidades, centro de pesquisa e institutos estão investindo nessa tecnologia.

Empresário explica porque optou por gerar a energia solar com instalando 2.159 módulos fotovoltaicos num investimento de R$ 3 milhões e aponta as vantagens: economia de R$ 40 mil reais na conta de energia. Assista a reportagem e conheça outros projetos de energias renováveis de sucesso.
 

Mossoró Hoje: Devido ser uma energia relativamente nova, as pessoas ainda apresentam resistência para adquirir a energia solar?
Eng. Isaú Balbino: Muitas pessoas, principalmente, as que não estão familiarizadas e leigos no assunto, apresentam esse pensamento retrógrado e tem esse receio em investir. Por ser um investimento novo e prometer a redução de 95% da fatura de energia elétrica, pode aparentar como algo surreal, mas não é. É real. Grandes empresas não investiriam pesado em energia solar se isso fosse lhes trazer algum prejuízo. Eu creio que com o tempo as pessoas vão perceber os benefícios que a energia solar pode trazer. Até agora nenhuma pessoa que investiu em energia solar se arrependeu, muito pelo contrário, elas indicam para parentes e amigos, pois com a energia solar o consumidor só tem a ganhar.

Palestra do jornalista André Trigueiro reforça a fala do engenheiro eletricista Esaú Balbino sobre energia solar, em palestra para os alunos e professores da PUC, no Rio de Janeiro.

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário