26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
ECONOMIA
Da redação
26/09/2017 15:12
Atualizado
13/12/2018 16:52

64% da produção da fruticultura se perde antes de chegar a mesa do consumidor

Levantamento é da empresa Dow AgroSciences, que coordena um movimento nacional contra o desperdício dentro das fazendas na produção da fruticultura irrigada
O “Movimento Contra o Desperdício” foi idealizado pela Dow AgroSciences a partir de um encontro dos especialistas da companhia com produtores de tomate, quando foi percebido que o prejuízo econômico devido as perdas dos frutos é bastante significativo.
 
“No momento em que fizemos a conta, percebemos que um único tomate desperdiçado por planta pode resultar na perda de 55 caixas por hectare. Ou seja, facilmente esse número pode chegar a mais de uma tonelada de tomate que pode ir parar no lixo. Algo inadmissível. Diante deste cenário nada sustentável, temos trabalhado com os agricultores e eles se convenceram de que o desperdício ‘dentro da porteira’ realmente é muito alto, e o prejuízo maior do que o contabilizado até então”, explica André Baptista, gerente de marketing para hortifrúti da Dow AgroSciences Brasil.
 
Após a experiência com os produtores de tomate, o time da Dow AgroSciences começou a buscar mais informações sobre desperdício de alimentos no Brasil e se deparou com diversas informações que incomodaram muito mais, tais como: o Brasil é hoje o 4º produtor mundial de alimentos, responsável por gerar 25,7% a mais do que o necessário para alimentar a sua população. Porém, aproximadamente 64% do que se planta aqui é perdido ao longo da cadeia produtiva. Isso significa que, atualmente, mais de 26 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino, sendo que a maior perda é de hortifrútis, cerca de 45%.
 
Com esses dados alarmantes, principalmente em se tratando de um país com a vocação produtiva como o Brasil, a Dow AgroSciences passou a buscar dentro de casa uma forma de unir sua tecnologia, o inseticida Delegate®, a favor dessa causa. Desta maneira, criou o “Movimento Contra o Desperdício”, que propôs o engajamento de 14 distribuidores da companhia em quatro regiões do Brasil para trabalhar especificamente com as culturas de maçã, melão e tomate. Estes parceiros assumiram o papel de embaixadores da causa, com o objetivo de abordar o assunto do desperdício em suas interações, mostrando aos produtores rurais que “cada fruto conta”. No Nordeste, o “Movimento Contra o Desperdício” fez bastante sucesso na cidade de Mossoró (RN), que se destaca pela excelência em produção de melão.
 
“O ‘Movimento Contra o Desperdício’ permite que o agricultor ganhe duas vezes: a primeira, protegendo a sua lavoura de perdas ‘dentro da porteira’, pois melhora a produtividade/ rentabilidade. E a segunda, porque dá a ele a oportunidade de contribuir com a sociedade, ajudando a uma instituição social com os ‘frutos salvos’. A ideia deu tão certo que quando apresentamos o projeto para comunidades, ele teve adesão imediata de diversos grupos agrícolas, sindicatos rurais e associação de produtores”, afirma Baptista.
 
Além de conscientizar os agricultores, o “Movimento Contra o Desperdício” está gerando impacto social nas comunidades, pois parte das vendas do inseticida Delegate® foi revertida em doações. Com a campanha, a Dow AgroSciences e a SC Tec conseguiram arrecadar mais de R$ 124 mil e, agora,  este valor que representa os “frutos salvos na lavoura”, será dividido de forma igualitária entre duas instituições sociais de Mossoró (RN) e uma terceira localizada no munícipio de Maracanu (CE).
 
“Nós da SC Tec procuramos desenvolver ações que promovam a sustentabilidade e a integração com a comunidade, pois acreditamos que uma sociedade mais justa precisa equilibrar o uso e o consumo de todos os nossos recursos. O Planeta precisa disso! Além do ‘Movimento Contra o Desperdício’, temos também o projeto CreSCer que é realizado junto com produtores de frutas do Oeste do Rio Grande do Norte e incentiva o desenvolvimento social, contribuindo por um Brasil melhor para todos”, destaca Romero Cavalcanti, gestor de marketing da distribuidora SC Tec.
 
Para Baptista, dentre os desafios que a agricultura enfrenta hoje está o de “produzir mais e melhor, de forma que seja uma atividade sustentável, protegendo os cultivos, obtendo rentabilidade e produtividade, e, consequentemente, contribuindo para diminuir as perdas e auxiliar o produtor rural na missão de seguir alimentando o mundo com muito mais qualidade e tecnologia. E o conceito do ‘Movimento Contra o Desperdício’, que surgiu da campanha ‘Cada Tomate Conta’ pode ser aplicado para qualquer cultura. Por isso, a relevância desta ação social”, conclui.

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