O médico Laíre Rosado Filho foi absolvido, não por ser inocente e sim por prescrição dos crimes (demorou a serem julgados), em mais de uma dezena de processos na Justiça Federal de Mossoró, todos por crimes de desvios de recursos públicos federais através das instituições que sua família controlava em Mossoró-RN.
Veja
AQUI OS PROCESSOS PRESCRITOS.
Veja mais
Vaza foto do ex-deputado federal Laíre Rosado sendo fichado no Sistema Prisional do RN
Condenado na mafia dos Sanguessugas, Laíre Rosado é preso pela PF em Mossoró RN
Na grande maioria destes processos existe vários outros réus, inclusive aliados politicos e parentes do ex-deputado também envolvido, nos crimes de fraudes de licitação para posterior desvios de recursos públicos federais geralmente enviados para o atendimento materno infantil no Oeste do RN.
Estes processos que estão prescritos, tiveram origem antes de 2005, ou seja, há 13 anos. E nos últimos cinco anos, já com os crimes prescritos a Justiça Federal baixou todos para o arquivo, livrando Laire Rosado Filho, aliados e familiares, da prisão.
Após 2005, surgiram vários outros processos igualmente graves, com suspeitas de desvios de recursos, através da Fundação Vingt Rosado e da Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró - APAMIM, mantedora da então Casa de Saúde Dix Sept Rosado e Maternidade Almeida Castro.
Eram tantos processos, todos por desvios de recursos públicos, que é comum encontrar pessoas nas ruas comentando que não acreditava mais que um dia Laíre Rosado Filho fosse punido com prisão. Restou uma sentença do estado de Mato Grosso que terminou na prisão de Laire Rosado.