27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
SAÚDE
07/03/2024 17:48
Atualizado
08/03/2024 12:22

Grupos prioritários começam a ser vacinados contra a gripe em 18 de março, no RN

A campanha nacional de vacinação contra a doença foi antecipada pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote de imunizantes, mais 360 mil doses, já chegaram ao RN e começam a ser distribuídos pela Sesap às seis unidades regionais no interior, onde os municípios recolhem seus lotes, a partir desta sexta-feira (8). Entre os que são considerados grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e idosos; vejam quem também tem direito à vacina.
Grupos prioritários começam a ser vacinados contra a gripe em 18 de março, no RN. A campanha nacional de vacinação contra a doença foi antecipada pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote de imunizantes, mais 360 mil doses, já chegaram ao RN e começam a ser distribuídos pela Sesap às seis unidades regionais no interior, onde os municípios recolhem seus lotes, a partir desta sexta-feira (8). Entre os que são considerados grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e idosos; vejam quem também tem direito à vacina.

A campanha de imunização contra a influenza, que tradicionalmente iniciava no mês de maio, foi antecipada em 2024. O Rio Grande do Norte vai começar o trabalho de vacinação dos grupos prioritários no próximo dia 18 de março, com mais de 360 mil doses disponíveis neste primeiro lote para atender aos grupos prioritários.

Os imunizantes já chegaram ao RN e começam a ser distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) às seis unidades regionais no interior, onde os municípios recolhem seus lotes, a partir desta sexta-feira (8).

A previsão é de que até o próximo dia 15/03, todas as 167 cidades potiguares estejam com suas vacinas estocadas e prontas para aplicação.

O RN vai antecipar em uma semana a data sugerida pelo Ministério da Saúde, que é 25 de março, como o marco oficial de início da Estratégia de Vacinação contra a Influenza para as Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

“Foi pactuado na Câmara Técnica da Vacinação a antecipação da campanha de Influenza 2024 tendo em vista que estamos vivenciando um período de maior circulação dos vírus, e a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, possuindo a capacidade de promover imunidade reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

A vacina utilizada na campanha é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em 2023, foram aplicadas cerca de 961 mil doses da vacina contra a influenza no RN.

GRUPOS

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, os públicos prioritários da campanha de vacinação contra a influenza são:

crianças de 6 meses a menores de 6 anos

trabalhador da saúde

gestantes

 puérperas

professores do ensino básico e superior

povos indígenas

idosos com 60 anos ou mais

 pessoas em situação de rua

profissionais das forças de segurança e salvamento

profissionais das Forças Armadas

pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

pessoas com deficiência permanente

caminhoneiros

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

trabalhadores portuários

população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário