02 MAR 2024 | ATUALIZADO 23:52

COLUNA ESPLANADA

[COLUNA ESPLANADA] Operação para investigar lavagem de dinheiro do tráfico é anulada

29/02/2024 09:02

A operação Rei do Crime, deflagrada pela PF em setembro de 2020, foi totalmente anulada. Prendeu os cabeças da lavagem de dinheiro do PCC em postos de gasolina e distribuidoras de combustível. Mas foi anulada por motivo curioso: o delator morreu no decorrer das investigações. Porém, mesmo depois de vastas provas contra os integrantes da suposta quadrilha, eles seguem soltos crescendo suas operações no mercado. Uma pequena amostra do poderio desse bando: mais de 20 laranjas do setor de combustíveis bancados pela facção foram descobertos, e até um dos condenados pelo assalto ao BC em Fortaleza em 2005 era alvo. A Justiça bloqueou R$ 730 milhões em bens, entre os quais dois helicópteros, um iate e dezenas de guinchos. Agora, estão impunes e livres para operar - e pobre do cidadão que não sabe que financia o PCC. O bando agora vende naftas importadas misturadas com gasolina para postos no Estado de São Paulo.

[COLUNA ESPLANADA] Ato de Bolsonaro na Paulista provocou fissuras no MDB

28/02/2024 09:23

O peso do ato do ex-presidente Jair Bolsonaro em São Paulo provocou fissuras no MDB. Uma das principais ministras do Governo Lula, Simone Tebet verbalizou o incômodo com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na Av. Paulista. Se a campanha à reeleição começasse hoje, Tebet não subiria no palanque de Nunes. A turma do deixa disso emedebista está tentando cimentar as fissuras.

[COLUNA ESPLANADA] Recursos públicos bancaram 170 agremiações e blocos carnavalescos

27/02/2024 09:40

Recursos públicos bancaram 170 agremiações e blocos carnavalescos de todo o Brasil que captaram e gastaram, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), mais de R$ 10 milhões no carnaval deste ano, segundo o Ministério da Cultura (MinC). À Coluna, a pasta assegura que todos os projetos passam por um minucioso processo de avaliação técnica que observa a admissibilidade de acordo com a legislação, o parecer técnico por especialistas, a avaliação da entidade vinculada do MinC, envolvendo a viabilidade financeira e as contrapartidas sociais previstas na Lei: “Somente os que passam pelas etapas podem captar e executar os projetos”. Além da verba federal, escolas de samba e blocos recebem recursos estaduais e patrocínios empresariais. A Lei de Incentivo, revigorada no Governo Lula 3, foi muito criticada na gestão Bolsonaro por privilegiar poucas agências de grandes artistas.

[COLUNA ESPLANADA] Embate entre o Planalto e a Câmara tem provocado baixas no segundo escalão

23/02/2024 09:36

O embate do Palácio do Planalto com o Centrão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem provocado baixas em cargos de segundo escalão da Esplanada. Alvo de disputa com o PP desde que o deputado André Fufuca (PP) assumiu o Ministério do Esporte, a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda está sem comando há mais de uma semana após a demissão do assessor especial José Francisco Manssur. No Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, do PCdoB, também caiu após divergências internas e questionamentos de líderes da Câmara sobre os critérios para a distribuição de verbas para municípios. Por ora, o cargo é ocupado pelo adjunto da Secretaria, Felipe Proenço de Oliveira.

[COLUNA ESPLANADA] MP desqualifica as denúncias da CPI das ONGs contra agentes do ICMBio

22/02/2024 08:32

Procuradores do Acre desqualificaram as denúncias da CPI das ONGs contra agentes do ICMBio. Sem “elementos concretos”, resumiram. O senador Plínio Valério (PSDB-AM), que presidiu a CPI, critica a decisão “precipitada” do MP e avalia que os procuradores deveriam ter analisado melhor as provas “robustas” levantadas pela comissão.


Notas

Publicidades