04 DEZ 2023 | ATUALIZADO 18:33

EDUCAÇÃO

  Acordo de Cooperação Técnica para implantação do ITA no Ceará é assinado. O documento define as informações preliminares para elaboração do Convênio entre o MEC, o Ministério da Defesa (MD) e o governo do Ceará. O intuito é executar a manutenção e a reforma das estruturas físicas disponíveis na região, bem como a construção da infraestrutura necessária para o funcionamento do campus do  Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza.
Acordo de Cooperação Técnica para implantação do ITA no Ceará é assinado

01/12/2023 10:21

O documento define as informações preliminares para elaboração do Convênio entre o MEC, o Ministério da Defesa (MD) e o governo do Ceará. O intuito é executar a manutenção e a reforma das estruturas físicas disponíveis na região, bem como a construção da infraestrutura necessária para o funcionamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza.

  ProfEPT oferta 14 vagas de Mestrado Profissional no campus do IFRN em MossoróAs inscrições já podem ser realizadas, por meio do site do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e seguem até o dia 4 de janeiro de 2024. Ao todo são 654 vagas, distribuídas entre as Instituições associadas ao programa, presentes em todo o território nacional. As oportunidades são destinadas ao público geral e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
ProfEPT oferta 14 vagas de Mestrado Profissional no campus Mossoró do IFRN

29/11/2023 11:41

As inscrições já podem ser realizadas, por meio do site do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e seguem até o dia 4 de janeiro de 2024. Ao todo são 654 vagas, distribuídas entre as Instituições associadas ao programa, presentes em todo o território nacional. As oportunidades são destinadas ao público geral e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

  Ufersa obtém patente de “parafuso ortopédico bioabsorvível” desenvolvido na universidade. O dispositivo experimental mecânico, desenvolvido pelos professores Diego Ariel de Lima e Lana Lacerda de Lima, do curso de medicina, Rodrigo Codes, do Centro de Engenharias, visou simular a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Segundo os professores, o objetivo do projeto é levar ao mercado mais acessibilidade em relação aos custos desta cirurgia, podendo futuramente ser utilizado até no SUS. Para a Ufersa, a conquista da patente a coloca como inovadora e capaz de produzir tecnologia avançada no cenário nacional, como explica o professor Ariel.
Ufersa obtém patente de “parafuso ortopédico bioabsorvível” desenvolvido na universidade

23/11/2023 11:19

O dispositivo experimental mecânico, desenvolvido pelos professores Diego Ariel de Lima e Lana Lacerda de Lima, do curso de medicina, Rodrigo Codes, do Centro de Engenharias, visou simular a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Segundo os professores, o objetivo do projeto é levar ao mercado mais acessibilidade em relação aos custos desta cirurgia, podendo futuramente ser utilizado até no SUS. Para a Ufersa, a conquista da patente a coloca como inovadora e capaz de produzir tecnologia avançada no cenário nacional, como explica o professor Ariel.

  RN inicia matrícula para estudantes com necessidades educacionais específicas na quarta-feira (22). Na rede estadual, as matrículas para novos estudantes com necessidades educacionais específicas serão realizadas no período de 22/11 a 08/12 pelo portal do Sigeduc, plataforma online de gestão educacional. Em 2024, a ação ocorre em articulação com a Undime, visando aprimorar a organização das redes estaduais e municipais de ensino do RN para melhor atender às especificidades educacionais dos estudantes. “É essencial que nossas escolas tenham essa matrícula realizada com antecedência para que possamos pensar estrategicamente e proporcionar às escolas a organização dos recursos necessários à acessibilidade pedagógica, física e linguística”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
RN inicia matrícula para estudantes com necessidades educacionais específicas na quarta (22)

20/11/2023 17:54

Na rede estadual, as matrículas para novos estudantes com necessidades educacionais específicas serão realizadas no período de 22/11 a 08/12 pelo portal do Sigeduc, plataforma online de gestão educacional. Em 2024, a ação ocorre em articulação com a Undime, visando aprimorar a organização das redes estaduais e municipais de ensino do RN para melhor atender às especificidades educacionais dos estudantes. “É essencial que nossas escolas tenham essa matrícula realizada com antecedência para que possamos pensar estrategicamente e proporcionar às escolas a organização dos recursos necessários à acessibilidade pedagógica, física e linguística”, frisa a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

  UERN terá terá um canal público de TV e uma FM Educativa a partir de 2024A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte vai operar um canal de TV educativo, em Mossoró, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A informação foi repassada à reitora pelo diretor-presidente da empresa pública federal, Jean Lima, pelo gerente executivo de planejamento da EBC, Vancarlos Alves, e pela secretária executiva da EBC, Janete Coelho. O acordo de cooperação será assinado esta semana, quando a reitora cumprirá agenda em Brasília.
UERN terá terá um canal público de TV e uma FM Educativa a partir de 2024

20/11/2023 11:05

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte vai operar um canal de TV educativo, em Mossoró, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A informação foi repassada à reitora pelo diretor-presidente da empresa pública federal, Jean Lima, pelo gerente executivo de planejamento da EBC, Vancarlos Alves, e pela secretária executiva da EBC, Janete Coelho. O acordo de cooperação será assinado esta semana, quando a reitora cumprirá agenda em Brasília.


Notas

Publicidades